Topo

E3 2011: Para diretor, "Ninja Gaiden 3" não é violento e sim 'verossímil'; leia a entrevista

ANDRÉ FORTE

Colaboração para o UOL, de Los Angeles

08/06/2011 17h08

Sorridente, Fumihiko Yasuda, o diretor de "Ninja Gaiden 3" teve a missão de substituir o icônico - e polêmico - Tomonobu Itagaki na direção do terceiro episódio da série. Muito se especulava sobre quais seriam os rumos da série em suas mãos, sobretudo quanto a violência e o grau de dificuldade. Durante a E3 2011, ele recebeu UOL Jogos para um bate papo rápido, contando alguns aspectos sobre a produção de "Ninja Gaiden 3" e o que podemos esperar da versão final.

UOL Jogos: A violência do jogo está de volta, com direito a muito sangue e desmembramentos. Essa foi uma decisão de produção ou algum tipo de apelo dos fãs?
Fumihiko Yasuda: A violência na série "Ninja Gaiden" sempre fez muito sucesso com os fãs e sabemos como é importante ouvir os seus apelos, mas a opção de incluir sangue e desmembramentos não é proposital, não ao menos dessa forma. Na verdade, o foco maior de "Ninja Gaiden 3" é a espada e tudo o que ela pode fazer, porque a espada é uma das principais características dos ninjas. O rastro e jatos de sangue que ela faz após os cortes são reais, assim como os seus desmembramentos. Dessa forma, temos certeza de que tudo o que é representado do jogo, apesar de parecer violento, é verossímil.

UOL Jogos: O demo conta com uma dificuldade mais amigável para os jogadores casuais, mas recentemente o senhor disse em entrevista que o jogo não seria tão fácil assim. Afinal, qual é o nível de dificuldade podemos esperar de "Ninja Gaiden 3"?
Yasuda: O demo representa uma mecânica mais fácil do que o comum, já que ela é pensada para atrair o maior número de pessoas para jogá-la, então não podemos dizer que ela representa o jogo final. Quando digo que o jogo não será mais fácil, quero acalmar os ânimos dos fãs e certificá-los que tudo o que eles esperam de "Ninja Gaiden 3" estará lá, mas com opções que possam adaptar a mecânica para um publico mais amplo. Além disso, o cenário retratado remete a um dos cenários iniciais, então os jogadores podem estar certos que maiores desafios vão aparecer conforme o progresso.

UOL Jogos: Recenrtemente, o senhor disse em entrevista que o jogo seria focado em Ryu Hayabusa e, por esse motivo, não teriamos outros personagens jogáveis além dele. Não mesmo?
Yasuda: Não posso falar isso agora...Você nem jogou a história e já quer saber disso? (risos).

UOL Jogos: Por falar em novos personagens, eles poderiam ser incluídos como DLC no futuro?
Yasuda:  Isso é uma boa ideia hein (risos). Na verdade, não pensamos nisso ainda. Mas é provável que no futuro os jogadores possam ver novos personagens para  jogar os modos multiplayer, como as garotas da série "Ninja Gaiden Sigma". Entretanto, como o jogo ainda não foi lançado, queremos ver primeiro como será a recepção do publico antes de pensar em algo do tipo...

UOL Jogos: E como será o multiplayer do jogo? Até o momento nada foi mostrado...teremos modos competitivos e cooperativos?
Yasuda: Esse é outro ponto que estamos guardando algumas informações e, no momento, o que posso dizer é que ele será somente competitivo, com multiplayer de até oito jogadores. Já o modo história será exclusivo para um jogador, não tendo qualquer chance de um modo cooperativo.