Topo

E3 2011: "Street Fighter X Tekken" tem ação cadenciada e traços agressivos

ANDRÉ FORTE

Colaboração para o UOL, de Los Angeles

08/06/2011 03h28

Um dos jogos mais disputados entre as diversas opções na conferência da Sony na segunda-feira (06), "Street Fighter X Tekken" mostrou uma identidade visual já conhecida dos fãs de jogos de luta da Capcom, mas mostrou ritmo mais lento nas batalhas.

Para começar, o demo já contava com todos os lutadores anunciados pela Capcom em seus "misteriosos" teasers, incluindo o coreano Hwoarang e a inglesinha Cammy. Todos os personagens mostravam visual bem parecido com o visto em "Street Fighter IV", mas com um traço "agressivo", remetendo mais ao estilo de animação ocidental de "Marvel vs Capcom 3" do que o japonês do quarto jogo de "Street". Estreando nesse estilo de animação, os personagens de Tekken ficaram bem interessantes. Kazuya, por exemplo, ficou com uma feição demoníaca e ao mesmo tempo insana, enquanto a indiazinha Julia continua meiga.

Já os cenários, apesar de apenas três, mostram o esmero da Capcom em entregar jogos de luta de alta qualidade. Entre as opções disponíveis, destaque para um parque dos dinossauros em que há uma plataforma e, ao lado dela, um feroz tiranossauro chegava proximo dos oponentes.

Não menos impressionantes, havia também um cenário de rua em destroços, com destaque a um prédio detonado com uma placa luminosa da Capcom destruída e um cenário japonês com três variações (a cada round a luta ocorria em um lugar diferente), com direito a participação das ninjas Kunimitsu e Ibuki ao fundo.

A mecânica apresenta um misto dos dois jogos, com quatro botões de ataque (dois para chute e dois para soco), além de um específico para a troca de personagens. Os Street Fighters não tiveram muita novidade em seus golpes e movimentos especiais, os representantes de "Tekken" tiveram boa parte de seus golpes especiais modificados para os comandos tradicionais dos jogos da Capcom.

Dessa forma, não é incomum o jogador tentar desferir um combo simples de pernas de Hwoarang e acabar se frustrando ao saber que tal combinação foi limada e os golpes sofreram revisão até no modo de executá-los. O coreano, aliás, perdeu a maioria de seus golpes apelativos de chute com comandos simples e agora todos os seus golpes necessitam de comandos específicos e mais complexos para sair.

Se por um lado, os golpes foram modificados, os fãs do game da Namco notarão que a Capcom se esforçou em agradá-los com um ritmo mais lento das batalhas, sem as pirotecnias dos golpes especiais e combos aereos intermináveis de "Marvel vs Capcom".

Os combos saem com facilidade e remetem facilmente a jogos como "Tekken 6", inclusive com finalizações dessas combinações com o oponente no alto. Já os fãs de "Street Fighter IV" notarão que os personagens contam com seus golpes inalterados, apesar da veloicidade mais cadenciada das partidas e alguns combos adaptados para manter o equilíbrio das lutas.