Topo

Vostu rebate acusações de plágio da Zynga e classifica ação judicial como "frívola"

da Redação

17/06/2011 14h58

Na última quinta-feira (16) a Zynga abriu, nos Estados Unidos, um processo contra a Vostu, acusando a empresa de plágio, não somente dos jogos, como também dos slogans e até mesmo dos benefícios aos funcionários.

Nesta sexta, a multinacional cujo o foco de atuação é o mercado brasileiro, negou todas as acusações ao site Business Insider e ainda reverteu a acusação diretamente para a Zynga.

Segundo Davidson Goldin, representante da Vostu nos EUA, a Zynga não seria capaz de reconhecer os conteúdos originais que foram desenvolvidos pela Vostu. A declaração segue logo abaixo:

"A Zynga foi acusada de copiar tantos jogos que eles tristemente perderam a habilidade de reconhecer jogos como os nossos, que são repletos de conteúdos originais e foram desenvolvidos independentemente.

A Vostu tem 500 empregados brilhantes trabalhando noite e dia fazendo desenhos a mão e escrevendo códigos proprietários para os jogos online que divertem 35 milhões de usuários. Os esforços anti-competitivos da Zynga nos ameaçam com uma frívola ação judicial - especialmente com alguns investidores-chave que temos em comum."

“Enquanto a Zynga brinca de criar processos legais, nós vamos continuar usando nossos recursos para criar jogos que entretêm os consumidores.”

Em comunicado oficial para o Business Insider, a empresa "nega veementemente essas alegações ridículas e sem base”.

A representação nacional da Vostu também se manifestou e a íntegra segue logo abaixo:

“Estamos muito orgulhosos da empresa que criamos e de seu crescimento junto a 35 milhões de brasileiros que apreciam e que tornam nossos jogos tão especiais e únicos.

Uma ação sem fundamento de uma empresa litigiosa dos EUA conhecida por suas táticas legais agressivas não causa nenhum impacto sobre o nosso compromisso e serviços para com os nossos usuários. 

Pelo contrário, enquanto  nosso concorrente se preocupa em brincar de jogos jurídicos, a Vostu continuará direcionando seus recursos e esforços para criar jogos que entretêm e divertem milhões de fiéis usuários no Brasil."

MegaCidade

A Zynga, produtora jogos sociais, como "CityVille", "Mafia Wars" e "FarmVille", entrou com um processo de plágio contra a Vostu na última quinta (16). A empresa acusa a Vostu de copiar jogos, identidade visual, slogan e até o lado filantrópico da Zynga.

A Zynga declarou em processo que passou meses estudando a Vostu e seus jogos e anexou ao processo um vídeo que mostra todas as similaridades dos jogos, inclusive os erros de programação. O site americano Techcrunch teve acesso a esse material produzido pela Zynga, que pode ser visto logo abaixo.

Zynga processa a Vostu por plágio