Topo

Apesar de liminar, Vostu diz que não vai retirar "MegaCity" do ar

do Gamehall

04/08/2011 17h15

A Zynga e a Vostu, empresas que distribuem jogos em redes sociais como Orkut e Facebook, estão em guerra. Em solicitação enviada à justiça brasileira, a Zynga solicita que a outra empresa retire quatro jogos do Orkut - "MegaCity", "Café Mania", "Pet Mania" e "Vostu Poker" -, alegando que teve seus direitos autorais violados.

Após análise, a justiça brasileira concedeu a liminar em favor da Zynga, dizendo que a Vostu e o Orkut, que é mantido pelo Google, tem 48 horas para remover os games da página. Caso a solicitação não seja atendida, haverá multa diária de R$ 20 mil.

Em comunicado oficial, a Vostu disse que "está defendendo-se agressivamente da Zynga, uma empresa estrangeira que quer conquistar espaço de mercado por meio de estratégias baratas e tenta explorar o sistema judiciário ao invés de buscar a competição justa". Além disso, afirmou que não vai remover os jogos do Orkut, complementando com a informação de que "não há qualquer motivo para preocupação" por parte dos jogadores.

A Zynga, por outro lado, enviou uma nota à imprensa dizendo que "dá as boas vindas à Vostu na arena dos jogos sociais, mas que não vai tolerar a violação em flagrante das suas obras criativas. Uma coisa é ser inspirada pelos jogos da Zynga, outra coisa é copiar nossos recursos e propriedades intelectuais dos principais produtos em violação da lei".

O processo aberto no Brasil é similar ao registrado em uma corte da Califórnia, na qual a Zynga examina imagens de seus jogos com as dos títulos da Vostu. Em um dos casos, a empresa compara telas do seu "CityVille" com o "MegaCity" da rival, alegando que não há muita diferença entre um e outro.

MegaCidade

A Zynga, produtora jogos sociais, como "CityVille", "Mafia Wars" e "FarmVille", entrou com um processo de plágio contra a Vostu no dia 16 de junho. A empresa acusa a Vostu de copiar jogos, identidade visual, slogan e até o lado filantrópico da Zynga.

A Zynga declarou em processo que passou meses estudando a Vostu e seus jogos e anexou ao processo um vídeo que mostra todas as similaridades dos jogos, inclusive os erros de programação. O site americano Techcrunch teve acesso a esse material produzido pela Zynga, que pode ser visto logo abaixo.

Zynga processa a Vostu por plágio