Topo

TGS 2011: "Cavaleiros do Zodíaco" renasce com porrada e controles simples no PS3; UOL testou

CLAUDIO PRANDONI

Enviado especial a Tóquio

15/09/2011 08h10

Jogos de anime não são exatamente novidade no mercado - todo ano a Bandai Namco lança um punhado de títulos baseados em Dragon Ball, Naruto e outras marcas.

Porém, a atenção do público brasileiro foi fisgada de jeito quando a produtora japonesa anunciou "Saint Seiya Sanctuary Battle", novo título baseado no clássico Cavaleiros do Zodíaco, anime que estourou por aqui nos anos 90 e até hoje recebe novas histórias, seja no desenho animado ou nos mangás.

O jogo sai só em novembro, mas UOL Jogos teve a chance de visitar a sede da empresa em Tóquio, testar o game exclusivo do PlayStation 3 e também conversar com o produtor, Ryo Mito.

Confira a entrevista com o produtor Ryo Mito

  •  

Cheio de porradas e visual muito parecido com o desenho animado, o game empolga e honra a série com golpes cheios de efeitos especiais e controles bem simples.

De maneira geral, "Saint Seiya" é uma versão com visual diferente de games da franquia "Dynasty Warriors", em que um heroi enfrenta hordas com dezenas e dezenas de inimigos ao mesmo tempo.

"Saint Seiya Sanctuary Battle" utiliza uma fórmula simples e bem linear, mas que combina perfeitamente com a temática da série e finalmente dá aos gamers a chance de utilizar ao máximo os clássicos poderes dos Cavaleiros do Zodíaco em hordas de inimigos. O visual é fiel ao desenho animado e acaba passando a sensação de se estar jogando um episódio do seriado.

Ativando o sétimo sentido - e distribuindo porradas

Os Cavaleiros dispõem de dois botões para ataques, três poderes especiais e também comandos de defesa, pulo, corrida e um outro para ativar o sétimo sentido, poder especial na série que no jogo faz os inimigos se moverem em câmera lenta e ainda deixa o heroi mais forte.

As fases são totalmente lineares, com apenas alguns elementos para destruir pelo caminho e abocanhar itens de energia, e pontuadas por momentos de combate. Derrote algumas dezenas de bandidos, ande mais um pouco e faça tudo de novo até acabar.

A situação muda apenas nos embates contra chefes, que mantêm o estilo de ação em arenas 3D, mas em lutas de um-contra-um. Antes de cada estágio há um resumo da trama, feito com gráficos do jogo e música tirada diretamente do desenho animado, bem similar ao que aparece no seriado.

Logo abaixo da barra de energia fica o medidor de Cosmo, dividido em três blocos, que permite executar golpes especiais. Aqui entram em cena os poderes clássicos do seriado, como o Meteoro de Pégaso, Cólera do Dragão e o Relâmpago de Plasma. Cada um consome um bloco da barra, que se regenera conforme o tempo passa.

Aqui entra em jogo também um leve fator estratégico: quanto maior o cosmo do Cavaleiro, mais fortes são seus golpes, então às vezes vale mais a pena partir para a porrada na mão mesmo e deixar os golpes especiais para depois.

O game narra a Saga do Santuário, uma das mais icônicas da série, em que os cinco Cavaleiros de Bronze enfrentam os doze Cavaleiros de Ouro, que representam os signos do Zodíaco. Tanto guerreiros de Bronze como de Ouro estão presentes no disco. A demonstração testada por UOL Jogos apresentava duas fases com Seiya de Pégaso - uma normal e outra de luta, contra o Cavaleiro de Touro - e uma terceira com Aiolia, o Cavaleiro de Leão.

Confira o teste de "Saint Seiya Sanctuary Battle"

  •