Topo

TGS 2011: Apesar de estranho, "Final Fantasy" musical convence no Nintendo 3DS

CLAUDIO PRANDONI

Enviado especial a Tóquio

16/09/2011 17h26

Todo mundo torceu o nariz quando a Square Enix anunciou "Theatrhythm Final Fantasy", game musical inspirado na famosa série de RPGs que ainda por cima conta com visual super infantil e colorido.

A premissa: reproduzir temas clássicos da franquia com toques e deslizes na tela de toque do Nintendo 3DS, em um esquema que lembra bastante "Elite Beat Agents". Pela proposta, parece um caça-níquel barato, feito para faturar uns trocados em cima da forte popularidade de "FF", então foi boa surpresa testar o game na TGS e encontrar um game simples, mas muito empolgante.

O cartucho terá temas do primeiro "Final Fantasy" até o recente "Final Fantasy XIII". Cada game conta com três opções diferentes: tema de batalha, tema do mapa e evento. Nos dois primeiros, toca-se a música correspondente a cada versão (ou seja, a música de batalha ou mapa do "FF" escolhido) enquanto versões fofinhas dos herois da saga lutam ou desbravam campos verdejantes. Em evento, o que rola é um clipe em computação gráfica junto com a canção.

Os comandos vão de simples batuques na tela táctil até cortes para lados específicos. Claro, conhecer as músicas de antemão ajuda, e muito, a acompanhar, especialmente nas músicas mais difíceis - o tema de batalha de "Final Fantasy VI" era dos mais complicados para testar na feira. Vale notar, o que se viu foi unicamente um jogo musical, sem elementos de RPG, aventura ou coisas do tipo.

O efeito 3D casa bem com estilo de 'bonecos em um livro pop-up' que a Square Enix tenta criar e não incomoda nem um pouco, mesmo prestando bastante atenção na tela para não perder os comandos musicais. Pena que seja uma abordagem tão infantil e colorida do universo de "Final Fantasy", o que pode acabar afastando alguns deste ótimo game musical do 3DS.

VEJA O TRAILER DE "THEATRHYTHM FINAL FANTASY"

  •