Topo

Ronaldo no Corinthians? Neymar como melhor jogador do Brasil? Veja mais curiosidades de "FIFA" e "PES"

ANDRÉ FORTE

Colaboração para o UOL

24/10/2011 17h02

A rivalidade da série "FIFA 12" e "Pro Evolution Soccer 2012" é tanta que vai além das análises tradicionais de UOL Jogos. Assim, resolvemos expandir ainda mais o debate e colocar frente a frente as duas séries, para descobrir qual é mais detalhista e fiel ao gosto do boleiro virtual.

Assim, dividimos em tópicos algumas das questões que mais interessam aos fãs brasileiros. Quais os melhores times do país disponíveis em cada jogo? Quais são os melhores craques? E a seleção brasileira?

Confira abaixo as respostas para essas e outra questões  e, claro, não deixe de opinar!

  • Reprodução

Craques com modelagem real

Aqui, compilamos uma série de imagens comparativas para você decidir qual jogo tem os jogadores mais parecidos com as suas contrapartes reais.

Nesse aspecto, "Pro Evolution Soccer" ganha de goleada, já que seu motor gráfico permite a construção de rostos mais realistas do que os do rival. De qualquer forma, "FIFA 12" ainda tem os seus lampejos realistas, como na impressionante - e feia - cara do alemão Ozil.

Outro aspecto que "PES 2012" bate "FIFA 12" é a modelagem real dos jogadores que atuam no Brasil. Enquanto no FIFA todos seguem aparências 'parecidas', no jogo da Konami alguns astros até tem as feições muito similares às dos jogadores reais.

Como ponto negativo de "PES", entretanto, está a desatualização das equipes que jogaram a Libertadores. O Corinthians, por exemplo, só tem como jogadores parecidos o Ronaldo, Roberto Carlos e Dentinho, mas todos já saíram do time. Mesmo caso de Conca (Fluminense), que atua hoje no futebol chinês e Borges, que trocou o Grêmio pelo Santos.

O melhor jogador do mundo

O empresário de Neymar, Wagner Ribeiro, diz que a joia santista jamais será considerado o melhor do mundo enquanto não jogar em um grande clube da Europa. Em nossa pesquisa nos dois jogos, chegamos à conclusão de que, ao menos no futebol virtual, o cara tem razão.

FIFA 12: o grande craque é Messi, com 91 de pontuação geral, um a mais que Cristiano Ronaldo. Já a jóia santista tem 82 pontos, sendo sequer considerado o melhor jogador que atua no Brasil. O craque do Peixe perde para o companheiro de clube, PH Ganso, com 83 e dos rivais Luis Fabiano e Liedson, com 83.

PES 2012: Geralmente com números maiores que o rival, Messi é considerado um jogador perfeito, obtendo 98 de pontos de atributos gerais, já o português Cristiano Ronaldo ficou com a 2ª colocação, com 97. Já Neymar foi considerado o grande craque em times brasileiros. Sua pontuação geral é 78, sendo menos 'badalado' do que o zagueiro Junior Caiçara, do time português Gil Vicente FC, com 79.

Escalação do Brasil

Nesse ponto, tanto "PES" quanto "FIFA" concordam que a melhor escalação para a seleção de Mano Menezes é o 4-3-3.
Em ambos, inclusive, o treinador coloca a campo os mesmos jogadores, com destaque ao trio ofensivo formado por Neymar, Robinho e Alexandre Pato. Confira:

ESCALAÇÃO CANARINHO

GoleiroJulio Cesar
Lateral DireitoDaniel Alves
ZagueiroThiago Silva
ZagueiroLucio
Lateral EsquerdoAndré Santos
VolanteRamires
VolanteLucas
Meio-CampoPaulo Henrique Ganso
AtacanteRobinho
AtacanteAlexandre Pato
AtacanteNeymar
  • 1246
  • view
  • pos
  •  
  • {pos_view: UOLLib.Custom.Enquete.pos_view, pos_markup: UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup, pos_markup_vote : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_vote, pos_markup_view : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_view }