Topo

PS Vita chega neste sábado (17) ao Japão; saiba tudo sobre o console

do Gamehall

16/12/2011 19h05

No início de 2011 a Sony mostrou ao mundo o PlayStation Vita, novo portátil que, segundo a empresa, é tão poderoso quanto o PlayStation 3. Após meses de espera o sucessor do PSP chega ao mercado japonês neste sábado, 17 de dezembro. EUA, Brasil e outros países do mundo vão ter de esperar mais um pouco: o PS Vita só chega por aqui em fevereiro de 2012.

A história do aparelho começou em janeiro deste ano, quando a Sony o apresentou ao mundo como Next Generation Portable (NGP). Por meses, todo mundo se referiu ao portátil  dessa forma até que em maio surgiram as primeiras evidências de que o nome do aparelho seria PlayStation Vita.

A confirmação veio com a feira E3, em junho, e junto com ela boa parte de suas características: tela sensível ao toque, o touchpad traseiro, dois direcionais analógicos, sensor de movimentos, conexões 3G e Wi-Fi e outras coisas.

Conhecendo o portátil

QUAL É O TAMANHO DO CARTUCHO DO PS VITA?

Reprodução
O site Inside Games divulgou uma foto comparando o cartucho do PS Vita com outros itens - e ele tem quase as mesmas medidas de cartão de memória SD.

O PS Vita é um portátil que, a princípio, lembra um PSP, mas com a adição de dois controles analógicos - como o controle DualShock, do PS3. Ele é um pouco maior do que o PSP convencional, com 18,29 cm de largura e 8,3 cm de altura, além de apresentar uma tela de OLED (que tem contraste superior às de LCD) e uma área especial na parte traseira, ambas sensíveis ao toque.

O videogame também tem acesso à PlayStation Store para aquisição de conteúdos como músicas e filmes, e os jogos do PSP são compatíveis com o console. Muitos serão distribuídos digitalmente, uma vez que o portátil utiliza cartuchos (no PSP, a mídia utilizada é o UMD), e quem possui os discos do “irmão mais velho” deve comprar os games novamente com descontos especiais.

Sobre a PlayStation Network, já se sabe que será possível utilizar apenas uma conta por portátil e cartão de memória – e confirmando a história inicial, caso o jogador queira usar outra conta será preciso voltar o portátil para as suas "configurações de fábrica".

A bateria do videogame deve durar entre 2 e 5 horas rodando jogos, 5 cinco horas assistindo a filmes e 9 horas ouvindo músicas com a tela desligada, e o tempo total para recarga é de 2h40.