Topo

Direto da GDC: "Sleeping Dogs" se esforça na apresentação, mas falha nos controles

Théo Azevedo

do UOL, em San Francisco

09/03/2012 11h57

“True Crime: Hong Kong” foi mostrado na E3 2010 e, em seguida, esquecido em algum canto até que a Square Enix ressuscitasse o projeto, agora intitulado “Sleeping Dogs”. Exibido pela publisher durante a GDC 2012, o thriller de ação ambientado em Hong Kong explora com maestria a atmosfera característica dos filmes asiáticos, mas ainda tropeça ao tentar passar aquela fluidez típica dos games em mundo aberto.

O protagonista é Wei Shen, um policial disfarçado que busca sua ascensão em meio à organização criminosa Triad. A demonstração que o UOL Jogos testou começa com uma missão aparente simples: coletar o dinheiro de um bandido local. Porém, logo a tarefa se transforma em uma perseguição pelas ruas de Hong Kong, que não representa um grande desafio mas cria o clima para o que vem a seguir: pancadaria.

Os combates são repletos de coreografias e, pelo esquema de ataque e contra-ataque conforme o contexto, lembram “Batman: Arkham City”. Mesmo assim, tanto na cena de perseguição quanto nas lutas, falta certa fluidez aos movimentos, deixando as cenas com um ar pouco natural, por mais competente que seja a ambientação cinematográfica.

CONHEÇA UM POUCO DA TRAMA DE "SLEEPING DOGS"

  •  

Sim, porque os gráficos de “Sleeping Dogs” são sensacionais. Ponto para a produtora United Front Games, que criou uma cidade viva, pelo menos na cena noturna da demonstração, quando aparentemente era comerado o Ano Novo chinês, com fogos de artifício, pessoas celebrando e tudo mais.

Após dar um jeito no bandido, o que envolveu distribuir golpes de artes marciais em uns 15 capangas, jogamos a missão seguinte, que consistiu em um racha pelas ruas de Hong Kong. Aí a coisa desandou de vez: foi frustrante ver o carro travar em obstáculos simples graças às ligeiras colisões causadas pelos controles precário para controlar o bólido. Tudo fica mais difícil do que deveria ser.

Ninguém da Square Enix ou da United Front Games estava disponível para responder perguntas, já que ambas pretendem guardar os mistérios de “Sleeping Dogs” para futuros eventos, como a E3. Porém, já se sabe que o game terá também missões secundárias, roubo de carros e dinheiro “in-game” para comprar roupas e itens diversos.

Ainda que a trama e a apresentação de “Sleeping Dogs” estejam bem amarradas – basta ver os empolgantes vídeos de divulgação que já foram liberados -, na hora do vamos ver os controles deixam o jogador na mão e transformam o game em uma experiência mediana (“True Crime”?).

Nada que, aparentemente, não seja possível trabalhar para aperfeiçoar, resolver e melhorar o jogo. Talvez seja uma questão de ajustar expectativas, mas ao menos por enquanto “Sleeping Dogs” não faz frente sequer às opções do gênero disponíveis no mercado.

“Sleeping Dogs” será lançado para PC, PS3 e Xbox 360 em 2012.

ASSISTA TRAILER 'LIVE ACTION' DE "SLEEPING DOGS"

  •