Topo

EA se defende das acusações de grupos anti-gays

do Gamehall

07/04/2012 10h22

A inclusão de permitir que os personagens "saiam do armário" em "Mass Effect 3" e "Star Wars: The Old Republic" ocasionou uma grande quantidade de cartas e emails reclamando sobre o conteúdo de apelo homossexual desses games.

Apesar de boa parte das cartas pedirem pela retirada de qualquer conteúdo homossexual e ameaçar boicote aos jogos da EA, a produtora já avisa que não incluirá qualquer tipo de censura em seus games.

"Qualquer jogo da EA inclui a classificação do ESRB (órgão regulamentador de faixa etária dos Estados Unidos), então é difícil de acreditar que alguém esteja surpreso com o conteúdo.

Não se trata de proteger crianças, trata-se de perseguição política", disse o vice-presidente de comunicações da produtora, Jeff Brown. A EA ainda se defende das acusações de que está "forçando" os jogadores a vivenciarem uma relação homossexual após uma suposta pressão de grupos LGBT.

"Não fomos pressionados por nenhum grupo a incluir personagens LGBT em nossos jogos. No entanto, nós encontramos com esses grupos e fóruns da indústria para discutir o conteúdo e possível assédio de jogadores em fóruns online. Em resumo, nós demos opção para relacionamento do mesmo sexo em nossos jogos; e não toleramos qualquer discurso de ódio em nossos fóruns", disse Brown.

Entre os mais inflamados está o grupo Family Research Consil (conselho de pesquisa familiar), liderado por Tony Perkins. "No novo jogo de 'Star Wars', a maior ameaça ao império podem ser os ativistas homossexuais", dizia a carta. Em contrapartida, Michael Cole-Schwartz, diretor de comunicações da Campanha pelos direitos humanos (HRC) acredita que a "EA deu um passo que indica uma mudança cultural rumo a uma grande inclusão", disse.

"Como em todos os meios de comunicação, ainda há trabalho a se feito para que mais pessoas se sintam representadas e incluídas. Isso vale também para os videogames e para as pessoas LGBT", concluiu.

ROMANCE ENTRE HOMENS É NOVIDADE DE "MASS EFFECT 3"

Novidade colorida

Novidade em "Mass Effect 3", o comandante Sheppard teve as suas possibilidades de relacionamento ampliadas com a inclusão de relações amorosas com outros homens.

Mesmo em sua versão masculina, Shepard pode flertar e se envolver com outros homens em "Mass Effect 3", incluindo relações sexuais e cenas picantes.

Nos jogos anteriores de "Mass Effect", apenas a versão feminina do protagonista podia se relacionar com personagens de ambos os sexos.