Topo

Criador de Mario diz que "Angry Birds" foi seu jogo favorito em 2011

do Gamehall

15/04/2012 16h04

Mente criativa por trás das principais franquias da Nintendo, o designer Shigeru Miyamoto se rendeu à mecânica de estilingue de "Angry Birds". O criador de "Super Mario" e "Zelda" revelou que o jogo para celulares da Rovio foi o seu favorito em 2011.

Em uma entrevista no Museu do Louvre, em Paris, na última quinta-feira (12), Miyamoto foi questionado sobre qual jogo de outras empresas ele estaria jogando. Apesar de cauteloso, o japonês acabou respondendo.

"Eu não costumo comentar sobre esse tipo de pergunta...Fora da Nintendo...Angry Birds, talvez", explicou. "O que gosto nele é que é um videogame tradicional, mas também tem o seu lado criativo. E você realmente pode sentir que eles se divertem desenvolvendo o jogo. Isso é o que eu gosto nele", disse Miyamoto, que foi à França para apresentar o novo áudio-guia de 3DS exclusivo para visitantes do museu.

Nintendo vs. Rovio

Apesar das preferências de Miyamoto, os principais executivos da Nintendo costumam criticar a Rovio, produtora de "Angry Birds".

Durante a GDC 2011, Satoru Iwata, presidente da Nintendo criticou os chamados jogos 'baratos', dizendo que "as empresas tradicionais tinham que proteger o valor de seus jogos".

Já Reggie Fils-Aime, da Nintendo of America, foi ainda mais contundente ao criticar os jogos para smartphone, que ele considera "francamente descartáveis". Para Reggie, esses jogos representam "um dos maiores riscos à indústria".

Pássaros famosos

"Angry Birds" foi lançado em dezembro de 2009 para iPhone, ganhando versões para PC, PlayStation 3 e outras plataformas posteriormente. Além da versão original, também está disponível a edição temática "Angry Birds Rio", criada para acompanhar o lançamento da animação "Rio".

O mais recente da série é "Angry Birds Space", que alcançou a marca de 10 milhões de downloads em apenas três dias.

A mecânica do jogo lembra a do original, cujo objetivo é utilizar estilingues para lançar os pássaros em áreas variadas do cenário. Agora, porém, o jogador deve observar elementos como gravidade, inércia de objetos em movimento e a órbita dos planetas, detalhes que exigirão mais atenção a cada rodada.

A febre "Angry Birds" não ficou restrita apenas aos videogames e aparelhos móveis. Na China, há um parque em que os jogadores utilizam um estilingue maior do que o normal para disparar pássaros e destruir bexigas que representam os porcos da série.

UOL JOGOS FOI AO CAMPEONATO DE "ANGRY BIRDS"