Topo

Conheça as 5 principais novidades que estarão em "FIFA 13"

André Forte

do Gamehall

15/05/2012 17h36

A Konami deu o primeiro toque de bola e começou a temporada 2012 do futebol eletrônico liberando as primeiras notícias sobre "Pro Evolution Soccer 2013, próxima versão de seu jogo de futebol.

Mas a Electronic Arts está marcando de perto e também liberou quais serão as novidades que estarão presentes em "FIFA 13", que chega às lojas no segundo semestre, em versões de Xbox 360, Playstation 3, Playstation 2, PS Vita, PSP, PC, Wii e Nintendo 3DS.

Com a bola em campo, preparamos um resumo com os cinco principais recursos que prometem mudar a forma de se jogar "FIFA". Confira de perto e não perca nenhum lance:

A cobrança de falta tática de "FIFA 13" pode até não ser a mais importante modificação do game, mas certamente será um dos grandes chamarizes.

Agora, pode-se chamar até dois jogadores para participarem do lance, sendo possível escolher qualquer um dos três para chutar contra o gol e até usar um dos cobradores para simular uma cobrança e correr para receber a bola mais à frente.

Outra boa nova para os aspirantes a Marcos Assunção é que o jogo permitirá a criação de jogadas personalizadas, definindo, por exemplo, onde a bola será lançada ou qual jogador a receberá.

Já os defensores terão uma arma politicamente incorreta para tentar evitar o sucesso da bola parada: o adiantamento da barreira. Agora, esse muro humano poderá se mover para diminuir o raio de visão e atrapalhar o batedor. Essa manobra ilegal, entretanto, é passível de cartão amarelo, dependendo da rigidez do árbitro da partida.

Outros ajustes menores são a inclusão do pulo duplo da barreira, que será muito útil principalmente contra jogadas ensaiadas e até a possibilidade de escolher quantos homens formarão a barreira.

A EA promete que o salto de tecnologia dos dribles de "FIFA 13" será semelhante ao visto entre "FIFA 09" e seu sucessor.

Uma das novidades é a movimentação lateral dos jogadores, que mesmo não estando apontados para frente conseguem se mover em direção ao gol independente da direção em que ele está conduzindo a bola.

  • Controles de "FIFA Street" inspiram mudanças em "FIFA 13"

Na defesa, o detentor da bola poderá se mover para diversos pontos do campo 'blindando' a bola para evitar a investida do adversário.

Por fim, o sistema apelidado de 'Precision System 2.0' promete levar o domínio total da bola visto em "FIFA Street" aos gramados com viés realistas de "FIFA 13".

Assim, o jogador terá mais facilidade para dominar a bola, passá-la de um pé para outro e iniciar jogadas mais bonitas.

Muito criticado pelos jogadores de "FIFA 12", o Impact Engine será revisado para evitar cenas cômicas como o beijo entre atletas do mesmo time ou até fraturas expostas de joelhos desfilando no campo.

Para "FIFA 13", a EA promete que o motor de física entenderá melhor como resolver situações de colisões como essas e, quando um jogador tocar no outro, uma nova lógica será acionada para que esses atletas - e também os juízes - tentem se manter em pé.

Outros recursos que serão aprofundados são o empurra-empurra e as puxadas de camisa, não somente entre o jogador com a bola, mas em todo o campo. Dessa forma, os jogadores receberão novas animações específicas para esse tipo de jogada, que poderá causar novas oportunidades para tiros livres ou simplesmente ter a jogada de contra-ataque paralisada pelo anti-jogo.

VEJA MICOS EM CAMPO CAUSADOS PELA IMPACT ENGINE

  •  

Em "FIFA 13", os jogadores terão ainda mais dificuldade para dominar a bola. O novo sistema 'Contextual First Touch' baseará a qualidade com que o jogador recebe a bola em um sistema que analisa a velocidade do passe, o tipo do toque, o peso da bola, a posição do corpo, os atributos do atleta e também o estado climático.

A EA espera que esse novo sistema crie uma batalha ainda maior pela bola, fazendo com que zagueiros fiquem ainda mais espertos para interceptar uma bola mal dominada, que o jogador pense ainda mais como agiria um atleta profissional no campo real, seja no ataque ou na defesa.

Os atacantes de "FIFA 13" serão mais inteligentes, graças ao Attacking intelligence, que dá aos atletas ofensivos a possibilidade de mudar o curso dependendo da situação.

Por exemplo, se antes o atacante corria sempre em posição reta, agora ele pode sair de seu lado habitual, desviar dos zagueiros e se colocar no meio da pequena área para tentar facilitar o recebimento da bola.

Além disso, a velocidade dos piques em direção ao gol pode ser diminuída, dependendo do quão cadenciada está a jogada no meio de campo. Caso o jogador esteja com a bola, seus companheiros controlados pela inteligência artificial se comunicarão de formas mais explícitas para receber a bola.

O acaso estará ainda mais presente nas partidas e caso o atleta perceba que não tem como dominar a bola com segurança, ele poderá simplesmente dar um toque direto para tentar tirar o zagueiro da jogada, procurando assim um companheiro que esteja livre.

Com isso, a EA espera que os jogadores de "FIFA 13" se preocupem menos em manter-se na posição original e mais em se posicionar melhor para receber a bola.

ASSISTA À VIDEOANÁLISE DE "FIFA 12"

  •