Topo

O que esperar da E3: "Tomb Raider", "Hitman" e jogos para celulares são apostas da Square-Enix

Do UOL, em São Paulo

31/05/2012 18h41

Quando a Square-Enix comprou a Eidos, sabia que estava fazendo uma bela aquisição. Tanto que neste ano os principais jogos que ela mostrará na E3 são de origem da desenvolvedora britânica, caso de “Tomb Raider”, “Sleeping Dogs” e “Hitman: Absolution”, os três para PC, Xbox 360 e PlayStation 3.

No caso de “Tomb Raider” a expectativa é alta, tendo em vista que o game vai reescrever o passado da musa Lara Croft, deixando-a mais humana e frágil, diferente daquela atiradora de seios fartos que inspirou “Uncharted”.

Já o agente 47 de “Hitman” também ganha um novo jogo após muito tempo esquecido. O agente careca volta com toda a fúria e sede de sangue em “Absolution”, prometendo execuções ainda mais brutais.

Falta saber se a empresa tem algum jogo oriental guardado na manga. Rumores espalhados por todos os cantos dizem que “Final Fantasy Versus XIII” vai na verdade se chamar “Final Fantasy XV”. Será?

Enquanto isso no Japão, a Square-Enix continua divulgando imagens de “Dragon Quest X” para Wii. Todas as semanas dezenas de imagens chegam aos sites de notícias. Entretanto o game não aparece na lista de jogos que serão mostrados em seu estande na E3 – algo que pode desapontar os fãs da Nintendo.

FREIRAS ASSASSINAS ATACAM EM "HITMAN ABSOLUTION"

  •  

Jogos de bolso

A Square-Enix continua apostando forte em jogos para celulares e eles terão um grande destaque no estande da empresa.  A lista é grande e conta com títulos como “Raystorm”, “Final Fantasy Dimensions” e “Solarola”, todos para aparelhos Android e IOS.

Nos videogames portáteis os destaques são “Theatrhythm Final Fantasy”, “Heroes Of Ruin” e “Kingdom Hearts 3D”, todos para Nintendo 3DS.

Já o portátil da Sony, o PS Vita, não tem um jogo sequer programado, nem mesmo a remasterização remake em HD de “Final Fantasy X” que foi revelada no final de 2011. Isso só reforça que a estratégia para o ocidente da companhia é bem diferente da oriental.

O que nós queremos ver

A lista preliminar da Square-Enix para a E3 me deixa um pouco preocupado. Mesmo sabendo que “Tomb Raider” e “Hitman: Absolution” serão recebidos acaloradamente, eu ainda gostaria de ver os games vindos do Japão.

Na verdade acredito que vem muita surpresa por aí, como “Kingdom Hearts III” e uma aparição de “Dragon Quest X” na conferência da Nintendo.

Além disso, existe um boato de que "Valiant Saga: Final Fantasy" (jogo que se passa no mundo de “Final Fantasy XII”) será apresentado. Isso seria muito legal, mas desde que não leve 10 anos para ser produzido – alguém se lembra de “Final Fantasy Versus XIII”?
Rodrigo Guerra - redator de UOL Jogos

O principal destaque da Square-Enix é "Tomb Raider". O game surpreendeu o público na E3 passada, mas esse ano será preciso algo mais palpável: "Tomb Raider" precisa estar jogável na feira e ser no mínimo, tão bom quanto parece.

Só depois de 'colocar as mãos' na nova Lara Croft, vamos saber se a heroína pode voltar ao posto de Primeira Dama dos Games ou se foi transformada em um mero 'Nathan Drake' de saias.

Além de "Tomb Raider", fica a torcida por "Kingdom Hearts III", mas confesso já estar perdendo as esperanças.
Pablo Raphael - redator de UOL Jogos