Topo

E3 2012: "Halo 4" busca atrair jogadores com atualizações semanais

Felipe Carettoni

Do UOL, em Los Angeles

07/06/2012 06h28

Um dos maiores desafios para games  como "Gears of War", "Call of Duty" ou "Battlefield" é manter seus jogadores constantemente conectados em partidas online. Em busca disso, muitos conteúdos extras, ou DLCs, já foram lançados, apresentando novos mapas, armas ou modalidades diferentes. Mesmo assim, é normal que as pessoas fiquem enjoadas ao longo do tempo e prefiram outras experiências, abandonando títulos anteriores.

Para tentar mudar essa situação, "Halo 4" apresentará um inédito sistema de atualizações semanais, chamado Spartan Ops. Ele funciona basicamente como uma campanha online cooperativa, mas dividida em capítulos de história contados uma vez a cada sete dias. O UOL Jogos pôde experimentar o primeiro trecho da série durante a E3 2012, em um evento inteiramente dedicado à franquia da Microsoft, e já é possível afirmar que a ideia é promissora.

Não é difícil imaginar como o novo modo viciará jogadores em poucas horas: junte a popular mecânica online de Halo com fragmentos de história e poderá ter em mãos uma fórmula que irá durar meses, talvez anos, até a chegada do sucessor do Xbox 360. Frank O'Connor, diretor de desenvolvimento da franquia, revelou a portas fechadas durante a feira que a primeira temporada de Spartan Ops, que servirá como início do modo cooperativo, vai estar presente na versão final do jogo, com data de lançamento confirmada para 6 de novembro desse ano.

Uma nova trilogia

A Microsoft decidiu criar uma nova saga para "Halo 4" com a promessa de integrar as histórias de todos os jogos da série, inclusive de "Halo Wars", mas ainda utilizando Master Chief como personagem principal. Os jogadores poderão acompanhar o desenrolar da campanha em grupos, por multiplayer, ou sozinhos, com o modo online desativado.

Além de Spartan Ops, a maior novidade fica por conta das novas opções de customização de personagens. Será possível criar diferentes combinações de armas, acessórios e habilidades e salvá-las em sets diferentes, o que facilitará a troca de estratégias dependendo dos tipos de inimigos que surgirem pelo caminho. Alienígenas que optem por combates corpo-a-corpo, por exemplo, são mais facilmente combatidos com combinações de curto alcance em vez de snipers, ou vice-versa.

Novas habilidades também foram criadas, como a de duplicação, que cria uma espécie de fantasma do personagem para enganar os adversários, a de invisibilidade, para garantir uma fuga rápida quando a energia estiver baixa, ou o radar, que temporariamente possibilita enxergar o calor emitido pelos corpos.

Por fim, "Halo 4" apresentará uma nova classe de alienígenas, os Prometheans, versões menos resistentes dos outros inimigos, mas que atacam em grupos grandes e violentos e se desmaterializam quando são derrotados, deixando para trás armas especiais mais poderosas que as comuns.

  •