Topo

E3 2012: modo online de "Sim City" integra cidades dos jogadores

Théo Azevedo

do UOL, em Los Angeles

07/06/2012 07h02

Se depender do que foi mostrado pela Electronic Arts a portas fechadas na E3 2012, “Sim City” tem pleno potencial para ser o melhor e mais interessante jogo da série de construção cidades.

Por duas razões: a integração entre as cidades dos jogadores, que trocam recursos e mão-de-obra para viabilizar obras em comum, e pela possibilidade de personalizar as cidades, tornando-as, por exemplo, turísticas ou industriais.

A demonstração consistiu em uma partida multiplayer entre três participantes, cada um com a sua respectiva cidade. Como já foi divulgado, “Sim City” vai exigir conexão permanente com a internet, uma vez que, no momento em que você escolhe jogar com amigos, os municípios ficam mais próximos e passam a fazer parte de uma mesma região.

A partir daí, é possível trocar recursos e tecnologias entre as cidades, o que ajuda a resolver problemas como falta de energia e de mão-de-obra, trânsito intenso etc. Em compensação, as cidades compartilham problemas: se o seu companheiro de região for um grande poluente, parte da sujeira pode ir parar do seu lado.

Brett Barry, gerente geral da Maxis, mostrou como esforço entre os jogadores pode funcionar para viabilizar uma enorme obra – no caso, uma aeroporto internacional entre as cidades. É um trabalho que, segundo o produtor, levaria semanas, mas que obviamente foi resumido para caber na demonstração.

Uma das cidades, estruturadas para o turismo, se beneficiaria do aeroporto garantindo públicos para eventos esportivos; outra, industrial, poderia usar o aeroporto para agilizar o transporte de cargas. Ambas colaboraram, fornecendo mão-de-obra e recursos, respectivamente, para agilizar a construção.

Quando o aeroporto foi inaugurado, houve uma comemoração com toda pompa e circunstância, incluindo fogos de artifício e esquadrilha da fumaça.

Para terminar, Barry mostrou o quão fácil é ao menos ter ciência dos problemas da cidade, já que “Sim City” usa escala de cores para mostrar em que partes faltam, por exemplo, energia, ou onde o crime é mais grave. Com isso, ficou muito mais fácil lidar com o microgerenciamento das metrópoles virtuais.

“Sim City” é lindo, apaixonante e faz o fã da franquia salivar contando os dias até fevereiro de 2013, quando será lançado para PC e Mac.

  •