Topo

E3 2012: "Judgment" é a versão mais difícil da série "Gears of War", diz diretor

Felipe Carettoni

Do UOL, em Los Angeles

08/06/2012 15h18

Em entrevista a portas fechadas durante a E3 2012, Cliff Bleszinski, famoso diretor de "Gears of War", revelou que se sente culpado pela dificuldade cada vez menor dos jogos dessa geração.

"Na tentativa de atrair um público cada vez maior maior, nós da Epic Games, e também outras produtoras, reduzimos a dificuldade dos nossos games. Nos 'Gears of War' anteriores, por exemplo, os jogadores simplesmente morriam e voltavam a partir de checkpoints próximos com a maior tranquilidade e não sentiam na pele a real situação dos personagens. Me sinto culpado por isso e é por essa razão que afirmo: 'Gears of War: Judgment' será o game mais difícil e intenso de sua franquia".

Essa foi a frase de abertura para a demonstração de um dos novos modos multiplayer de "Judgment", o Overrun, e a explicação de um inédito sistema de monitoramento de jogadores.

Este último avalia constantemente o desempenho de quem estiver jogando para fornecer dificuldade mais intensa quando achar necessário e também prevê para onde o personagem vai seguir no mapa para então automaticamente preencher o caminho com mais monstros. "Dessa vez os inimigos atacarão em maior número, aumentando consideravelmente a dificuldade de 'Judgment'", explicou Cliff.

ASSISTA AO TRAILER LEGENDADO DE "JUDGMENT"

  •  

Multiplayer

Em Overrun, 5 jogadores controlam soldados que precisam defender uma base, enquanto outro time de 5 monstros ataca de todas as maneiras possíveis a mesma. A diferença deste para o jogo anterior é que os Locusts, os monstros do jogo, também são controlados por pessoas. Após passado um período pré-programado, geralmente de cinco minutos, os papéis se invertem e a ação ocorre mais uma vez.

A grande novidade fica por conta das classes de heróis. De modo parecido a "Battlefield 3", por exemplo, os soldados terão 4 tipos totalmente diferentes de configurações.

São elas: Assault, unidade especializada em atacar com as armas mais poderosas do jogo; Medic, para curar companheiros feridos; Engineer, focado em restaurar armadilhas colocadas contra os monstros; e Scout, perito em detectar inimigos e destacá-los no mapa.

Já do lado dos Locusts, cada tipo de monstro terá novas habilidades bastante relevantes, que funcionam até de auxílio como as classes de soldados. Os gigantes maulers, por exemplo, poderão girar seus escudos para refletir todas as munições atiradas contra eles, enquanto os ágeis Wretchs conseguirão escalar paredes e pular certas fortificações.

Este foi o único modo comentado e exibido durante a E3, mas outros serão revelados em breve.

De volta à guerra contra os monstros

Pouco foi dito sobre a sua história, mas já se sabe que o protagonista será Baird, personagem que esteve presente nos games anteriores. Como o problema com os monstros foi resolvido em "Gears of War 3", ficou decidido que "Judgment" irá ocorrer 20 anos antes do primeiro título, logo após o surgimento dos Locusts.

Por estar mais intenso, o jogo contará com algumas alterações nos controles, com atalhos mais simples para a troca de armas, por exemplo. Mas Cliff Bleszinski também reconheceu que não gostaria de perder os fãs menos experientes da série e portanto garantiu a existência de um modo casual.

"Gears of War: Judgment" será lançado em 2013 para Xbox 360 e e está sendo desenvolvido pelo estúdio People Can Fly.

VEJA PARTIDA MULTIPLAYER DO NOVO "GEARS OF WAR"

  •