Topo

E3 2012: Lutando pela sobrevivência, Lara Croft ganha personalidade em novo "Tomb Raider"

Rodrigo Guerra

Do UOL, em Los Angeles

08/06/2012 14h37

Alguém na Crystal Dynamics deve ter algum tipo de rixa com Lara Croft. Esta é a única explicação plausível para que a primeira dama do mundo dos videogames sofra tanto no novo “Tomb Raider”.

Durante a E3 2012, UOL Jogos pôde conferir uma apresentação na qual Lara ficou presa em uma armadilha para ursos, caiu de um precipício, ficou em baixo de chuva e até foi molestada. Tente imaginar o estado mental dessa jovem que teve sua vida virada de cabeça para baixo após seu navio naufragar em uma ilha remota.

A apresentação continua exatamente do ponto que terminou a demonstração exibida na conferência da Microsoft durante a E3 de 2011, que mostra o naufrágio e a chegada de Lara na tal ilha maldita.

E3 2012: VEJA TRAILER LEGENDADO DE "TOMB RAIDER"


  •  

Luta pela vida

Do alto de uma montanha, Lara observa a ilha na qual ela vai caçar o tesouro mais valioso de sua carreira: a própria vida. Ela segue por uma trilha descendo pelo desfiladeiro que acaba dando em uma mina abandonada. Vasculhando o local é possível encontrar uma caixa de fósforos, uma machadinha e um rádio comunicador. “Deve ser de alguém da minha equipe”, diz. Ela tenta entrar em contato, mas não tem resposta. O jeito é seguir em frente.

O trajeto acaba dando em um avião caído de bico entre duas montanhas. Não dá para voltar, então o jeito é escalar a aeronave para continuar seu caminho. Mas a heroína não tem experiência e quando chega ao outro lado, acaba caindo e se machucando.

  • Divulgação

    Lara Croft usa arco e flecha para caçar sua própria comida em "Tomb Raider"

Sentindo fortes dores, ela se ergue desajeitadamente e continua seguindo pela trilha. Para piorar a situação acaba caindo uma chuva torrencial. Ela continua seguindo em frente, em busca de um lugar para se proteger da chuva e acaba encontrando um abrigo natural.

A chuva é tão forte que escurece o céu e Lara, tremendo de frio, acaba fazendo uma fogueira com alguns pedaços de madeira e seu único palito de fósforo. Quando a chuva passa, ela decide continuar a exploração.

Ela acaba encontrando um acampamento no pé da montanha e vê um corpo mumificado de um caçador pendurado em uma árvore. O finado tem em suas costas um arco e logo Lara diz “Posso usar aquele arco”.

Após escalar a tal arvore, a garota alcança o corpo, mas seu peso acaba ajudando para a corda romper e ela acaba caindo. Após se recompor e verificar que o arco está intacto e funcional, Lara diz para si mesma “Agora eu tenho que conseguir comida”. A senhorita Croft encontra algumas flechas em baixo da árvore parte e para a caçada.

Lara anda agachada por pouco mais de um minuto e encontra um cervo pastando tranquilamente. É a chance de ouro e basta um disparo, bem no pescoço do bicho. Ela segue para sua presa e vê o animal chorando de dor. “Me desculpe”, diz a futura exploradora e que chora ao cortar um naco de carne ainda quente e ensanguentado. Esta ilha não é uma colônia de férias.

Ela volta para sua fogueira e faz sua primeira refeição. Neste ponto o jogo mostra sua cara. Ao fazer cada uma destas ações, Lara vai ganhando pontos de experiência, e assim como um RPG, ela ganha a oportunidade de melhorar suas habilidades de sobrevivência. São diversas opções, como recuperar flechas ou encontrar itens para melhorar suas armas.

Nasce uma guerreira

O rádio dá um sinal de vida: “Tem alguém aí?”, ela pergunta, mas ninguém responde. “Deve ser eles”, pensa. Voltando ao acampamento onde encontrou o arco, Lara reencontra uma amiga acompanhada por um velho. Ela sente que tem alguma coisa errada ali e com um piscar de olhos, sua colega indica que não está ali por vontade própria.

Lara saca o arco, mas o homem usa sua amiga como escudo humano e foge. Ao tentar seguí-los, ela acaba caindo em uma armadilha para ursos. Para piorar a situação, lobos surgem da mata alta e começam a atacá-la. A garota tenta se defender disparando flechas nas feras e quando tudo parece que vai acabar mal, os outros sobreviventes aparecem para um salvamento heróico.

  • Divulgação

    "Tomb Raider" é pontuado por momentos de tensão com Lara e seus amigos

A jovem explica a situação e o grupo acaba se separando. Ela fica com um amigo enquanto se recupera. Logo os dois encontram uma porta, mas para abri-la, Lara precisa melhorar a sua machadinha. Ela segue procurando materiais para isso e volta para a fogueira do acampamento para fazer a melhoria.

Com o cabo da machadinha melhorado, ambos abrem a passagem, mas acabam sendo encurralados por soldados hostis. O líder do grupo inimigo, um homem de meia idade barbudo e com aparência asquerosa, se interessa por Lara. Ela prontamente prepara o arco, mas acaba sendo nocauteada.

Ao acordar, Lara se vê com as mãos atadas ao lado de seus amigos em um vilarejo em chamas. O líder dos inimigos se aproxima dela e faz carícias nada agradáveis. A garota se revolta e revida, dando uma joelhada e uma mordida no barbudo. Isso acaba causando uma confusão e todos fogem, cada um para um lado.

Mas a fuga da heroína dura pouco e logo o homem nojento a encontra escondida em uma cabana. Os dois começam uma luta e ela consegue soltar as mãos. Lara pega a pistola do soldado e sua única alternativa de continuar viva é acabar com ele de uma vez por todas.

Ela chora copiosamente por ter tirado a vida de uma pessoa. Uma cena com forte carga dramática que cria um laço entre o jogador e Lara Croft. Ela é apenas uma garotinha amedrontada em um lugar que tenta de todas as formas acabar com sua vida, mas ao mesmo tempo ela é guerreira e vai lutar para sobreviver. Não importa quem ou o quê esteja em seu caminho.

VEJA DEMONSTRAÇÂO DE "TOMB RAIDER" NA E3 2012

  •