Topo

E3 2012: Konami fala em corrigir problemas de animação em "PES 2014"

Théo Azevedo

Do UOL, em Los Angeles

08/06/2012 13h57

“Pro Evolution Soccer 2013” está previsto para chegar no final do ano, mas a Konami já trabalha na tecnologia gráfica a ser utilizada na versão seguinte do game, baseada na Fox Engine, construída pela Kojima Productions para a série “Metal Gear”.

Durante a E3 2012, Kei Masuda e Naoya Hatsumi, produtores de “Pro Evolution Soccer 2012”, pediram feedbacks sobre o jogo aos jornalistas especializados presentes na feira. Eventualmente, ouviram uma reclamação sobre a animação do atleta de posse da bola, que parece funcionar em loops de alguns segundos, repetindo os tais ciclos seguidamente.

Masuda admitiu o problema e disse que a Konami já está trabalhando na solução. Porém, esta será implementada apenas em “Pro Evolution Soccer 2014”, que marcará a estreia de uma nova engine tecnologia, a Fox Engine.

Porém, o produtor não se sentiu confortável com o nome Fox Engine: “Tivemos que customizar e adequar a tecnologia. A base é a mesma, mas estamos adicionando diversos recursos”, explicou. “Ou seja, não se trata da Fox Engine, mas de uma adaptação, para a qual ainda não demos um nome”.

Resta saber se “Pro Evolution Soccer 2014” vai estrear nos gramados da próxima geração de consoles ou não.

RONALDINHO E NEYMAR DUELAM EM "PES 2013"

  •  

Além das queixas sobre as animações, os produtores ouviram feedbacks sobre colisões eventuais entre atletas da mesma equipe, bobagens cometidas pelos goleiros, excesso de impedimentos e por aí vai.

Para estas, no entanto, de acordo com a Konami as soluções podem pintar já em “Pro Evolution Soccer 2013. É esperar pra ver.

Renovação nos controles

Com lançamento marcado para até novembro deste ano, "Pro Evolution Soccer 2013 terá versões para PC, PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo 3DS, PSP, PlayStation 2 e Wii.

A Konami afirma que "Pro Evolution Soccer 2013 será construído a partir de três pilares principais: um novo sistema de controles e física, a individualidade dos jogadores e uma nova inteligência artificial.

Outro exemplo citado é uma "volta às raízes", que será concretizada na forma de controle total sobre jogadores e domínio da bola, segundo John Murphy, produtor europeu da série.