Topo

Só no Japão: "Resident Evil 6" puxa fila dos games nipônicos na E3; veja top 5

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

15/06/2012 22h58

Em uma E3 em que brilharam games como "The Last of Us" (Naughty Dog), "Assassin's Creed III" (Ubisoft) e "Halo 4" (Microsoft), a presença dos títulos japoneses na mais importante feira de games do mundo mais uma vez ficou meio apagada.

Mas isso não quer dizer que não teve coisa boa vindo da Terra do Sol Nascente. Assim, UOL Jogos elegeu os cinco maiores promessas vindas de lá. A lista está tão boa que até "Persona 4 Golden", adaptação de um RPG cult de PlayStation 2 para o Vita, teve que ficar de fora. Veja o top 5 e comente.

1. Resident Evil 6

O game da Capcom foi um dos poucos a aparecer nas conferências das três grandes - teve tratamento de estrela na Microsoft. Diante de games como "Splinter Cell: Blacklist" e "Halo 4", seu impacto não foi dos maiores, mas, mesmo assim, o novo "Resident Evil" parece ter agradado aos fãs.

É verdade que o meu colega Rodrigo Guerra causou uma certa polêmica, mas "Resident Evil 6" ainda pode melhorar com o sistema de cooperação que a Capcom está planejando. Além disso, promete um volume de jogo pelo menos duas vezes maior que o antecessor.

 


2. Metal Gear Rising: Revengeance

Esse era um título que estava andando a passos de tartaruga, mas o criador da série, Hideo Kojima, teve a boa ideia de entregar o desenvolvimento para a Platinum Games, produtora de games de ação consagrados como "Bayonetta" e "Vanquish". Esse expertise da companhia está tornando o novo "Metal Gear" bem bacana.

Em "Rising", o protagonista é Raiden, e o game ganhou mais ação em relação aos games da linha "Solid". Aqui, o protagonista é um verdadeiro ninja, com habilidades atléticas sobre-humanas. Porém, a maior característica está no uso da espada, que pode cortar livremente os inimigos.




3. Ni No Kuni: Wrath of the White Witch

Esse RPG tem a ternura dos desenhos do estúdio Ghibli, famosa por longas de animação como "Meu Vizinho Totoro" e "A Viagem de Chihiro". É como estar vendo uma dessas obras rodando no PlayStation 3, com o jogador no controle dos personagens.

O estilo de jogo lembra outro título desenvolvido pela Level-5, "Dragon Quest VIII", ou seja um RPG japonês bem tradicional. A diferença é que os personagens podem convocar criaturas para lutarem contra os inimigos, o que dá um tom de "Pokémon" para "Ni no Kuni".




4. Pro Evolution Soccer 2013

Embora líder absoluta em matéria de futebol no PlayStation 2, a série "Pro Evolution Soccer" não conseguir achar seu jogo na atual geração, e acabou sendo passada para três pelo rival "FIFA". A edição "2013" do game da Konami ficou mais cadenciada, como notou Théo Azevedo, editor de UOL Jogos, para dar mais espaço para os dribles, agora com mais alternativas.

Pelo jeito, deve ser pouco para ameaçar o reinado da série "FIFA", que tem no realismo a sua grande arma. Em "Pro Evolution Soccer", a revolução só deve acontecer, se acontecer, no próximo título, já que vai usar o motor gráfico da Kojima Productions, o Fox Engine.

 


5. Pikmin 3

A estrela principal da Nintendo nesta E3, o "Nintendo Land", não parece ter convencido ninguém com sua coletânea de minigames. No entanto, "Pikmin 3", um aguardado game saído da mente de Shigeru Miyamoto, serviu para dar um pouco mais de moral para a Big N.

Foi uma pena que o game não podia ser jogado, ainda, com o Wii U GamePad, mas o Wii-Remote e Nunchuk deram uma boa demonstração da diversão do "Pikmin" de nova geração, agora muito mais bonito com gráficos em alta definição. Os novos bichinhos de pedra devem dar amplitudes às estratégias do game.