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Como "Angry Birds", "Amazing Alex" embala com graça ideia antiga

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

12/07/2012 17h58

Se existe uma produtora que se deu bem vendendo game para celulares, essa é a Rovio. A série "Angry Birds" tem presença maciça nas plataformas móveis e, provavelmente, é um dos games mais populares de todos os tempos, com mais de um bilhão de downloads feitos até agora (incluindo todas as edições do game e em todas as plataformas).

Sendo assim, nada mais natural que o mais novo jogo da produtora finlandesa, chamado "Amazing Alex", ganhe tanta atenção. Até então, a companhia dedicava praticamente todo o seu tempo em explorar seu grande sucesso.

 A primeira coisa que vem à mente quando se joga "Amazing Alex" é: "já vi isso em algum lugar". De fato, é um tipo de jogo que "The Incredible Machine" (1993), da saudosa Sierra On-Line, tornou conhecido. E essa ideia já foi utilizada em vários jogos de Flash e para celulares.

É o mesmo expediente usado por "Angry Birds": pegar uma ideia que já existe e apresentar com uma embalagem cheia de graça. Talvez a Rovio não imaginasse que seus pássaros virassem ícones, mas usar mascotes é geralmente uma boa ideia. Claro, "Angry Birds" não é só isso, pois a construção das fases é muito bom - genial, às vezes.

Invenções malucas

No entanto, não se vê a mesma inspiração e profundidade em "Amazing Alex". A ideia do game é cumprir certos objetivos posicionando objetos na tela. Nas primeiras fases, por exemplo, é preciso colocar uma bola num cesto de roupas. Porém, uma parte do caminho está faltando. É aí que o jogador entra: ele deve colocar um objeto para fazer a bolinha chegar ao seu objetivo.

Nas oito primeiras fases, a solução já está na tela - um pontilhado indica onde e qual ângulo cada objeto deve ser posicionado -, mas, mais para frente, a quantidade de objetos aumenta, assim como a complexidade da interação entre eles. Às vezes, a solução é simples, mas, conseguir o grau máximo, o de três estrelas, pode ser complicado.

O que faz melhorar a expectativa em relação ao game é que a Rovio promete fases adicionais - como andou fazendo com "Angry Birds" - e, o melhor de tudo, os usuários pode criar seus próprios desafios. Quem navega pela internet - e em especial pelo Facebook - sabe bem que criatividade é o que não falta nessa galera conectada.

"Amazing Alex" está disponível para iPhone (US$ 0,99), iPod Touch (US$ 0,99), iPad (US$ 2,99) e dispositivos Android (R$ 2,01 na versão em definição padrão e R$ 6,08 na edição HD). No sistema do robozinho verde, há também uma versão de demonstração, gratuita, com 16 fases.