Topo

Testamos: "M.A.R.S." é jogo grátis para PC com os melhores elementos de "Gears of War"

Douglas Vieira

do Gamehall

18/07/2012 14h39

Correr, buscar uma cobertura, atirar em quem está por perto, correr mais um pouco e repetir o processo. A princípio, essa pode ser uma descrição de “Gears of War”, mas se encaixa perfeitamente no conceito de “M.A.R.S.”, novo game gratuito para PC distribuído pela Level Up! no Brasil.

Desenvolvido pela Yingpei Games, empresa filiada à Epic Games da China, “M.A.R.S.” apresenta vários elementos marcantes de “Gears of War”, como as execuções – sem serras elétricas – e o dano extra ao recarregar a arma no tempo certo, além de outras características capazes de atrair vários mercenários para os campos de batalha.

O título chega neste ano com legendas em português. Para mais informações, basta acessar o site oficial do jogo aqui no Brasil.

Sobrevivência

A primeira coisa que chama a atenção em “M.A.R.S.” é a qualidade gráfica. Graças ao Unreal Engine 3, mesmo motor gráfico usado em games como “Batman: Arkham City” e “Mass Effect 3”, a Yingpei Games conseguiu fazer um game agradável aos olhos e com efeitos naturais que realmente interferem no andamento da partida.

Em um dos estágios disponíveis durante o período de teste, os guerrilheiros se enfrentam em uma área castigada pela neve. A sensação de incapacidade nessa área muitas vezes é grande, pois em alguns momentos só é possível ver o inimigo quando ele está praticamente em cima de você, obrigando o jogador a trabalhar estratégias e a nunca ficar parado nas áreas abertas.

Trabalhar estratégias, aliás, é a chave para se dar bem por aqui. Na modalidade cooperativa, a inteligência artificial fará o jogador pensar entre deixar um parceiro morrer ou arriscar a sua vida para salvá-lo e correr o risco de ser acertado. Os inimigos também são solidários no que diz respeito a reanimar aliados, e deixar alguém agonizando no chão pode ser um erro grave.

O modo contra o computador consiste em acabar com hordas de inimigos. Como em “Combat Arms”, outro jogo da Level Up!, a dificuldade aumenta de acordo com o avanço, e o grau escolhido limita o número de rodadas. Porém, aqui não há recompensas em forma de equipamentos temáticos para os vencedores.

Já o PvP (jogadores contra jogadores) conta com os modos Eliminação (vence quem fizer a maior pontuação), Deathmatch (pontua a equipe que tiver pelo menos um membro vivo ao fim da rodada), Rei da Montanha (os grupos lutam para dominar pontos, que alteram com o passar do tempo), Demolição (uma equipe planta a bomba, outra defende) e Capture a Bandeira, opções que devem manter os jogadores ocupados no início.

Vale mencionar, o game também conta com missões que premiam o jogador de acordo com os seus feitos. Elas estão divididas em Iniciante, Evento, Diária e Limitada, e se dar bem nelas é sinônimo de ter mais dinheiro, experiência e itens.

Para deixar com a sua cara

Tal como em “Call of Duty: Modern Warfare 3”, suas ações no campo de batalha rendem “conquistas” – ou títulos, se preferir. Matar inimigos com tiros na cabeça, ser o que mais eliminou na rodada, resgatar amigos e coisas do gênero são feitos representados por emblemas que podem ser exibidos como avatar ao serem adquiridos.

Ainda no que diz respeito à personalização há vários itens para compra, alguns deles curiosos. Dois exemplos: joga com um personagem masculino? Você pode andar pelos mapas com uma máscara parecida com a de Ghost, de “Call of Duty: Modern Warfare 2”. Já as mulheres tem a opção de vestir uma roupa de Chun-Li (que não está com esse nome, mas é idêntica).

Para quem reclamava de ter apenas o “Gears of War” original para jogar no PC, eis a oportunidade de se divertir com um game que não deve nada à sua fonte inspiradora. Fica a torcida para que ele receba boas atualizações com o passar do tempo, e que mais mercenários se alistem para esta batalha.