Topo

Com bom humor e respeito, "Detona Ralph" homenageia o mundo dos games

André Forte

Do UOL, em Los Angeles*

08/08/2012 07h00

O leitor ligado em UOL Jogos certamente já ouviu falar de "Detona Ralph", novo filme da Disney que prestará uma merecida homenagem ao universo dos videogames. Aos que ainda não sabem do que se trata, eis um aviso: esse pode ser o melhor filme sobre videogames já lançado.

UOL Jogos visitou o Walt Disney Animation Studios, em Los Angeles, e pôde assistir a uma apresentação de pouco mais de 25 minutos do que os fãs de games vão encontrar no longa e, ao menos por enquanto, a resposta foi bem favorável: o filme mostra um potencial incrível de como utilizar os famosos personagens dos videogames de maneira divertida.

Além disso, batemos um papo com o diretor Rich Moore e os diversos profissionais de artes visuais e animadores envolvidos no projeto, que explicaram algumas dúvidas sobre essa relação de games e o desenho, além de revelarem algumas curiosidades da produção.

De fãs para fãs

Fãs de games, preparem-se para o deleite. Feito de fãs para fãs, "Detona Ralph" quer mostrar de maneira divertida o processo de evolução dos games até hoje e, para isso, Moore dividiu o longa em quatro partes:

• Central dos Games, onde os personagens vivem e descansam enquanto o jogador não aperta o ‘start’;
• Niceland, mundo do jogo de fliperama dos 8 bits "Fix-It Felix Jr. ";
• "Sugar Rush", jogo de corrida em estilo japonês;
• "Hero’s Duty", um exemplar de jogos de tiro em primeira pessoa com visual de "Gears of War".

PORQUE SÓ FLIPERAMAS?

Todos os jogos mostrados em "Detona Ralph" são dos fliperamas - consoles sequer são citados, ao menos por enquanto. "Já tive consoles domésticos, mas os fliperamas têm um apelo mais nostálgico. Além disso, focar nessas máquinas ampliou nossas possibilidades", explicou o diretor Rich Moore.

"É um filme único. Hoje, as crianças chegam da escola e vão jogar seus videogames. Da mesma forma, os adultos chegam do trabalho e fazem o mesmo. E é um filme que vem nos surpreendendo a cada passo completado da produção", diz o diretor de arte Mike Gabriel.

Assim, o diretor Rich Moore quer mostrar um resumo de como os videogames evoluíram nos últimos 30 anos.

"Passei boa parte da minha adolescência nos fliperamas. Assim, quero passar uma mensagem nostálgica desses jogos antigos, apresenta-los aos meus filhos, às audiências mais jovens e até para quem nunca foi muito ligado nisso", explica Moore.

"Jogamos muito videogame para estudar as mecânicas dessas máquinas e entender como os personagens de cada época se movimentavam", explica Zach Parrish, que, junto com o brasileiro Renato dos Anjos divide a tarefa de supervisionar o trabalho da animação dos personagens.

"Sou um jogador e a influência da animação desses jogos fez parte do processo", garante Renato.

ASSISTA AO TRAILER EM PORTUGUÊS DE "DETONA RALPH"

  •  

Heróis dos games, coadjuvantes no filme

Desde que começou a tocar o projeto, Moore sabia que não poderia povoar o filme apenas com personagens fictícios, mas queria levar a "Detona Ralph" a mesma magia que os brinquedos reais de "Toy Story" levaram ao seu público.

KEN E RYU: SERÁ?

Além de Mr. Bison, Chun-Li e Zangief, outros personagens de "Street Fighter" podem aparecer. Questionados sobre a presença de Ken e Ryu, os supervisores de animação Zach Parrish e Renato dos Anjos ficaram surpresos.

"Onde você viu isso?" perguntou Parrish antes de ser informado que os nomes dos dubladores desses personagens já vazaram na rede. Já o brasileiro não negou, mas deixou em aberto a possibilidade. "Não posso dizer nada sobre isso agora", sorriu.

"Perguntamos à equipe quais personagens eles gostariam que colocássemos no filme e então fomos atrás das companhias para tentar adquirir as licenças. Nesse momento, nosso maior desafio foi convencê-las de que seria interessante seus heróis aparecerem e, para nossa surpresa, a maioria respondeu 'Uau, isso é incrível!'", explicou o diretor.

Entretanto, alguns cuidados tiveram que ser tomados. "A parte em que Sonic aparece, por exemplo, tivemos que criar a cena, enviar à Sega e ver se eles aprovavam a forma como ele apareceria no filme", explicou o diretor de arte, Mike Gabriel.

Por se tratar um filme da Disney, algumas modificações tiveram de ser feitas para adaptar os diversos personagens reais ao estilo visual dos demais personagens do longa-metragem.

"No geral, as empresas foram bem receptivas e nos deram relativa liberdade. Ainda assim, tivemos o cuidado de manter e representar com fidelidade características básicas como as feições desses ícones, como, por exemplo, a forma como Bowser mexe a sobrancelha", explicou Parrish.

Alguns personagens já foram divulgados, casos de Kano, de "Mortal Kombat", Sonic e seu rival Dr. Eggman e Bowser, da série "Mario", mas tanto Rich Moore, quanto Renato dos Anjos prometeram que há várias referências e personagens que ainda não foram mostrados.

"Teremos muito mais surpresas além das que você já viu até agora. Os fãs de games certamente vão gostar", adiantou Renato.  "É surpresa, não posso dizer agora quem são esses heróis!", brincou o diretor.

* O jornalista viajou a convite da Disney

5 curiosidades do mundo dos games em "Detona Ralph"

1) Sonic é um dos convidados da festa de 30 anos de "Fix-It-Felix";
2) Apesar do visual de "Hero’s Duty" lembrar "Gears of War", a mecânica do jogo funciona como um jogo de tiro sobre trilhos;
3) Os games "Hero’s Duty" e "Sugar Rush" são fliperamas e em seus gabinetes têm a marca da Nintendo;
4) A Central dos Games reúne personagens famosos, como o agente 47 de "Hitman", a Little Sister de "Bioshock e jogadores de"Madden"
5) A evolução no visual dos personagens e novas tecnologias também são retratadas no filme. Em uma das cenas, Felix se apaixona pelo rosto em alta definição da tenente Callhoum, de"Hero’s Duty".

"DONKEY RALPH"



O diretor Rich Moore cogitou mostrar Felix como personagem principal, mas mudou de ideia por causa da história de "Donkey Kong". "Pensamos na relação entre Mario e Donkey e o macaco mostrou que é possível ter simpatia pelo vilão", explicou.