Topo

"F1 2012" não terá Ayrton Senna por restrições de licenciamento, diz produtor

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

13/08/2012 10h03

Todos os anos os jogadores e fãs da Formula 1 se perguntam “Porque não dá para jogar com o Ayrton Senna ou outros corredores clássicos?”, e a resposta é mais burocrática possível: licenciamento.

“Existem certas restrições com o que podemos fazer com a licença da Formula 1” disse Akuila Iliesa, produtor de “F1 2012”, em entrevista ao UOL Jogos. Isso significa que, ao menos neste ano, os fãs do automobilismo ficarão sem a chance de ver o maior astro brasileiro da categoria no game da Codemasters Racing.

“Todo ano ouvimos os fãs clamando para trazer corredores antigos, como o Senna, Mansell e outros. Nós também ficamos triste de não poder usá-lo”, comenta.

Entretanto ainda existe uma luz no fim do túnel e em 2013 podem existir mudanças. “Vamos tentar trazê-los no ano que vem se tudo der certo com as negociações com os realizadores da Formula 1” declarou.

Vale lembrar, no entanto, que a versão nacional "F1 2012" trará consigo o documentário "Senna", da Universal Pictures, nas versões PS3 e Xbox 360.

No PS3, "Senna" virá em Blu-ray e na edição Xbox 360, em DVD. "F1 2012" para PC não virá com o documentário.

Os preços continuarão os mesmos de "F1 2011": R$ 179 para PS3 e Xbox 360 e R$ 99 para o jogo de computador.

Ídolo dos videogames

Ayrton Senna estrelou o jogo “Ayrton Senna’s Super Monaco GP”, lançado em 1991 para o Mega Drive, e é um dos games de corrida mais memoráveis estrelados pelo piloto. O tricampeão se envolveu diretamente no desenvolvimento ao lado da Sega e sugeriu mudanças para transformá-lo em um dos jogos mais de corrida mais complexos e divertidos de sua época.

No jogo, Senna é o piloto da Madonna, a melhor escuderia do campeonato, e o desafia ao jogador a vencer os campeonatos, mudar de equipes até chegar ao grande desafio contra o brasileiro.

O visual era melhor do que seu antecessor, graças aos oito mega de memória e contava com falas digitalizadas do campeão brasileiro. Se os carros e pilotos não eram oficiais, ao menos as pistas eram todas baseadas em circuitos reais, todos com os comentários de Senna.

Veja os vídeos e relembre de Ayrton Senna, o maior campeão de Formula 1 do Brasil.

O piloto será homenageado em um game que está em produção pelo estúdio Reiza e que, teoricamente, será lançado ainda neste ano. Em 1996 o campeão brasileiro estrelou o game "Ayrton Senna Kart Duel" para PSone.

Pilotos de teste

Próximo jogo baseado na principal categoria do automobilismo, "F1 2012" prevê como principal novidade o modo chamado "Young Driver's Test", que leva os jogadores para tutoriais sobre como dirigir um carro de Fórmula 1 e o desafiam para conquistar uma vaga na escuderia.

Entre as pistas, a novidade será o retorno do Grande Prêmio da Alemanha, realizado na icônica pista de Hockeinheim. Além da atualização dos pilotos e escuderias, como a estreia de Bruno Senna na Williams e a saída de Rubens Barrichello.

Por fim, o novo game promete brindar os fãs de velocidade com novos recursos, avanços técnicos e implementos na mecânica, além de novos componentes para os modos competitivos e cooperativos.

TRAILER DE "F1 2012" APRESENTA MODO "CHAMPIONS"

  •