Topo

Saiba como foi o processo de licenciamento dos times brasileiros em "PES 2013"

Do UOL, em São Paulo

22/08/2012 12h35

"Pro Evolution Soccer 2013" terá os 20 times da série A do campeonato brasileiro e também os estádios Morumbi, do São Paulo, e a Vila Belmiro, do Santos.

UOL Jogos conversou com Anibal Vera, gerente da Konami no Brasil e com o locutor Silvio Luiz, para saber como foi o processo de licenciamento dos times no Brasil e também saber o que muda na narração do jogo em "PES 2013".

Anibal conta que a Konami dedicou executivos no Japão e contratou uma pessoa no Brasil para negociar com cada um dos times.

SAIBA COMO FOI O LICENCIAMENTO DO BRASILEIRÃO

  •  

Durante o processo, a produtora percebeu que em alguns casos a negociação estava parada pois os times nem sempre entendiam como funcionava o licenciamento e foi preciso explicar para seus departamentos de marketing o que é o "Pro Evolution Soccer" e a relação do jogador brasileiro com o game.

"Por incrível que pareça, em um dado momento, tinhamos todos os times [do estado] de São Paulo, exceto Corinthians e São Paulo", lembra Anibal. "Tivemos que dizer aos times que só faltavam eles".

O processo de licenciamento envolve uma relação muito pessoal com as marcas, explica Anibal. "Acreditamos que vamos conseguir um relacionamento maior com os clubes. Eles ficarão muito satisfeitos com o trabalho feito no jogo. Esse é só o começo".

Sobre os estádios, "PES 2013" marca a estréia de arenas brasileiras na série, com a Vila Belmiro e o Morumbi. Mas e o Maracanã?

"Nós tentamos incluir o Maracanã, é um estádio icônico. Mas ele é cuidado pelo governo do Rio de Janeiro, e quando é governo, é mais burocrático", conta Anibal.

Segundo o gerente, o governo do Rio está interessado. "Vamos dar seguimento na negociação e acreditamos que vamos ter o Maracanã também, e porque não, os outros estádios regionais. Vamos aos poucos", concluiu Vera.

Olho no lance!

  • UOL

    "Não se mexe em time que está ganhando", diz Sílvio Luiz sobre seu papel como locutor em "PES"

"O Anibal teve um trabalho danado para conseguir todos esses licenciamentos", diz Sílvio Luiz, que retorna como locutor em "PES 2013", acompanhado pelo comentarista Mauro Betting.

A inclusão da Liga do Brasil em "PES 2013" afetará o trabalho de narração da dupla. "Eu tenho a impressão que teremos que gravar mais alguma coisa", diz Sílvio.

"Essa última gravação foi tão pequena", conta o locutor, "levamos muito mais tempo para gravar o 'PES 2011', foram mais de 500 nomes e temos que tentar inventar 3 ou 4 lances diferentes em cada jogada".

"É o que dá mais trabalho, pois você não tem a imagem do que está vendo", explica. "Você tem que criar tudo da tua cuca e jogar ali!".

"PES 2013" é o terceiro título da série com a dupla Sílvio Luiz e Mauro Betting e, embora o contrato seja anual, o locutor está confiante que retorna ao game no ano que vem.

"Talvez eles queiram ficar com a mesma dupla, já que como dizem 'em time que está ganhando não se mexe' e o time está ganhando, está ganhando bem!", afirmou o narrador de "PES 2013".

SÍLVIO LUIZ ESTREOU EM "PES 2011"; RELEMBRE

  •  

Campeonato brasileiro

Em "PES 2013", os times participantes da Liga Brasileira tem jogadores diferentes e mais atualizados do que os vistos na Copa Libertadores da América, que é baseada na competição já realizada no primeiro semestre de 2012.

Por exemplo, o Flamengo da competição sul-americana ainda contava com Ronaldinho Gaúcho, mas na Liga Brasileira, o R49 estava no Atlético Mineiro.

Outra boa nova é que os times brasileiros podem travar duelos com quaisquer outras equipes do mundo, algo que até a edição 2012 estava restrito apenas aos times que disputavam a Libertadores dentro desse modo específico de jogo.

TIMES BRASILEIROS EM "PRO EVOLUTION SOCCER 2013"

Atlético - GOGrêmio
Atlético - MGInternacional
BahiaNáutico
BotafogoPalmeiras
CorinthiansPonte Preta
CoritibaPortuguesa
CruzeiroSantos
FigueirenseSão Paulo
FlamengoSport
FluminenseVasco

Renovação nos controles

A Konami afirma que "Pro Evolution Soccer 2013" será construído a partir de três pilares principais: um novo sistema de controles e física, a individualidade dos jogadores e uma nova inteligência artificial.

Outro exemplo citado é uma "volta às raízes", que será concretizada na forma de controle total sobre jogadores e domínio da bola, segundo John Murphy, produtor europeu da série.

"Pro Evolution Soccer 2013" terá versões para PC, PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo 3DS, PSP, PS2 e Wii. No Brasil, a narração do jogo continua à cargo de Silvio Luiz e Mauro Beting.

REAL X BAYERN EM "PRO EVOLUTION SOCCER 2013"