Topo

Cinco clubes da Série A ainda não foram procurados pela EA para "FIFA 13"

André Forte e Théo Azevedo

do UOL, em São Paulo

18/09/2012 13h24Atualizada em 24/09/2012 11h26

Quer jogar essa temporada do Campeonato Brasileiro no videogame? Ao menos até o momento, "Pro Evolution Soccer 2013" é o único que oferecerá tal possibilidade.

É que, faltando uma semana para o lançamento de "FIFA 13" nos Estados Unidos - no Brasil, o jogo chega em 4 de outubro -, Atlético Goianiense, Figueirense, Portuguesa, Sport e Ponte Preta, todos integrantes da série A do torneio nacional, afirmaram ao UOL Jogos que ainda não foram procurados pela Electronic Arts.

Com isso aumenta a chance de os cinco clubes figurarem em "FIFA 13" com versões genéricas, ou seja, nomes e escudos fictícios.

Foi o que assustou fãs da série esta semana, quando a EA Sports liberou, no site Creation Centre, os times que estarão presentes no game. Em relação aos clubes brasileiros, dez aparecem no formato genérico, incluindo Vasco da Gama e Palmeiras.

JÁ CONFIRMADOS PELA EA

A. MineiroBahia
CorinthiansCoritiba
CruzeiroFlamengo
FluminenseGrêmio
São PauloSantos

Ao UOL Jogos a Electronic Arts disse que o processo de licenciamento ainda está acontecendo e que a lista definitiva de quem estará no "FIFA 13" ou não só deve ser fechada no fim do mês.

Procuramos os clubes da série A e, para dar mais tranquilidade a palmeirenses e vascaínos, ambos os times já disseram estar acertados com a EA.

Porém, a negociação segue pendente com ao menos oito times:

NÃO VAI PARTICIPAR

Internacional: De acordo com Rafael Saling, do departamento de marketing, o Internacional não aparecerá - ao menos de forma oficial. "Quando retomamos nossas negociações para estarmos na versão 2013, a mesma já haviam sido encerradas. Estamos trabalhando para estarmos presente nas futuras versões. Vários contatos já foram realizado e esperamos agregar a nossa marca ao game, para valorizar ambas as partes", explicou.

EM NEGOCIAÇÃO

Botafogo: Segundo departamento de marketing, clube ainda negocia com a EA.
Palmeiras: De acordo com o Verdão a negociação já foi fechada com a EA. "Não houve nenhum problema com a renovação do licenciamento da marca", disse o representante do clube.
Vasco da Gama: Responsável pelo marketing, Flavia Nayrink confirmou a presença do Vasco no jogo. "Fui surpreendida ao chegar aqui e ver a quantidade de e-mails de torcedores nos questionando sobre uma possível ausência no 'FIFA 13'", explicou.

CLUBES NÃO PROCURADOS PELA EA

Atlético Goianiense: Departamento de marketing e licenciamento afirma que não foi procurado, mas aguarda contato da EA.
Figueirense: "Estamos tentando licenciar a marca no 'FIFA' desde 2010, mas a EA diz que não tem interesse. Queremos o que o torcedor quer, que é a inclusão do time de forma oficial, e não apenas um time genérico com os nossos jogadores reais", explicou Juliana Lima, responsavel pelo licenciamento do Figueira.
Portuguesa: Lusa diz ter interesse, mas não foi procurada pela EA e tenta contato com a empresa, segundo Daniel Vilasboas, do marketing do time.
Ponte Preta: "Não se trata de um acordo de exclusividade com a Konami: simplesmente não fomos procurados pela produtora do 'FIFA'", respondeu o departamento de licenciamento do clube.
Sport Recife: "Fechamos com o 'PES', mas não fomos procurados pela EA", explicou Marcela Lima, do marketing do clube.

NÃO RESPONDEU

Náutico

Defendendo a liderança

Para defender a liderança entre os games de futebol, a EA promete para "FIFA 13" uma série de novidades para melhorar tudo o que ficou devendo em 2012. Entre as melhorias, está a inclusão da tecnologia 'DI3D Star Treatment', que entregará feições mais próximas do real não só para atletas famosos, mas para todos os jogadores.

Além disso, a mecânica de jogo prevê mais opções para cobranças de falta e também para os defensores, com a polêmica decisão de adiantar a barreira para atrapalhar o batedor.

Outras promessas incluem uma nova gama de dribles, uma física aperfeiçoada para evitar bugs de colisão e linhas de atacantes mais inteligentes.

Com versões para PS3, Xbox 360, PS Vita, PC e Nintendo 3DS, "FIFA 13" sai em 25 de setembro. No Brasil, o jogo está previsto para 4 de outubro.

JUVENTUS ENFRENTA O MILAN EM DEMO DO "FIFA 13"