Topo

Criador de "Minecraft" se recusa a certificar o jogo para Windows 8

Do UOL, em São Paulo

27/09/2012 16h03

Markus 'Notch' Persson, criador de "Minecraft", disse em seu Twitter que se recusa a certificar o game para Windows 8, o próximo sistema operacional da Microsoft.

"Recebi um email da Microsoft, pedindo ajuda para 'cerfificar' 'Minecraft' para Windows 8. Eu disse a eles para desistirem de arruinar o PC como plataforma aberta", disse Notch no Twitter.

Persson disse que prefere que "Minecraft" não rode de jeito nenhum no Windows 8 do que "fazer parte disso". "Talvez consigamos convencer algumas pessoas a não migrarem para o Windows 8 desse jeito", explicou.

Para Notch e outros desenvolvedores, como Gabe Newell, da Valve, o Windows 8 possui muitos filtros e é controlado em demasia pela Microsoft, o que prejudicaria o desenvolvimento de jogos para PC, que hoje é uma plataforma muito mais aberta do que os consoles.

ASSISTA A VIDEOANÁLISE DE "MINECRAFT"

  •  

Sucesso independente

"Minecraft" tem um visual simples e uma mecânica que envolve a criação e destruição de vários tipos de blocos em um ambiente tridimensional, e esse conjunto fez com que ele se tornasse um dos maiores sucessos entre os títulos chamados 'indies'.

Parte disso se deve ao dinamismo de sua estrutura, que permite a criação de cenários fantásticos e até construção de um mundo completamente feito de blocos.

"Minecraft" está disponível para PC, celulares e Xbox 360.