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UOL Jogos mostra o que esperar de "Metal Gear Solid: Ground Zeroes"

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

04/10/2012 17h17

Desde que foi revelado no final de agosto, "Metal Gear Solid: Ground Zeroes" já é considerado um dos jogos mais aguardados nos próximos anos. Não é por menos: trata-se de uma das séries mais famosas da Konami, aclamado por uns, odiado por outros devido ao seu estilo cinematográfico.

A série mudou muito desde que estreou no computador MSX 2 em 13 de julho de 1987 - isso mesmo, fez 25 anos agora. Desde o começo trouxe uma proposta diferente, de invadir uma base de forma sorrateira, sem ser percebido. Em 1998, saiu a primeira edição com gráficos 3D, para o primeiro PlayStation. Agora, com "Ground Zeroes", a série experimenta pela primeira vez os mapas em mundo aberto.

Trailer legendado de "Metal gear Solid: Ground Zeroes"

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Também será a primeira vez que um jogo principal da série "Metal Gear" está sendo planejado desde o começo para uma plataforma que não a da Sony: "Ground Zeroes" ainda não tem data de lançamento definida, mas está sendo desenvolvida para PlayStation 3 e Xbox 360.

A seguir, UOL Jogos lista o que se pode esperar de "Metal Gear Solid: Ground Zeroes":

A julgar pelo primeiro trailer de divulgação, a hipótese mais provável é que a história de "Ground Zeroes" acontece poucos anos depois de "Peace Walker" (que retrata acontecimentos de 1974). A maior pista é o menino preso em Camp Omega, que supostamente seria Chico, e ele ainda está muito garoto. Além disso, o próprio Big Boss não parece ter ficado tão velho, apesar de algumas imagens deixar uma impressão contrária.

O tocador de fita portátil que ele recebe do misterioso personagem com o rosto desfigurado pode sugerir que o ano seja depois de 1979 (quando foi inventado o Walkman pela Sony), mas no próprio "Peace Walker" já apareceu um aparelho assim.

O trailer também confirma a existência de Paz Ortega, uma das personagens-chave de "Peace Walker", e de Kaz Miller (no trailer, a voz é a mesma do game anterior).

Para o criador do game, Hideo Kojima, "Ground Zeroes" é um "começo" para a série "Metal Gear" (ou seria um recomeço) e que serve como um prólogo para um futuro "Metal Gear Solid 5".

"Ground Zeroes" é o primeiro "Metal Gear" em mundo aberto. É verdade que, títulos anteriores, como "Snake Eater" e "Guns of the Patriots", já havia mapas mais extensos, mas não se configuravam como "mundo aberto". Isso está sendo possível, em parte, pela produção de um motor gráfico de uso genérico, o Fox Engine, que se mostra bastante sofisticado.

No entanto, não espere encontrar um mapa gigantesco único, como em "The Elder Scrolls V: Skyrim", mas várias áreas independentes, cada uma delas mantendo liberdade de exploração. Segundo Kojima, o jogador terá várias maneiras de cumprir as missões, podendo até mesmo usar os vários veículos espalhados pelo cenário.

A conexão entre os mapas será feita por um helicóptero, que pode ser chamado a qualquer hora - e até ter a trilha sonora personalizada (no trailer, é usado a "Cavalgada das Valquírias", de Richard Wagner, que ficou famosa numa cena de helicóptero do longa "Apocalipse Now", de Francis Ford Copolla). Mas o jogador precisa tomar cuidado ao chamar a aeronave, pois, se os inimigos a virem, podem derrubá-la.

Segundo Kojima, a iluminação é um dos aspectos que mais tem recebido atenção. Como é comum em jogos de mundo aberto, o visual tende a ser prejudicado, mas o designer de "Ground Zeroes" quer compensar isso com luzes mais dramáticas.

Aliás, esse é um dos aspectos que deve interferir na mecânica de jogo. Por exemplo, haverá ciclos de dia e noite, e a posição do sol acompanha essas mudanças. Ou seja, é de se imaginar que o jogador deve ter cuidado com a sombra, por exemplo, para não revelar sua localização.

No trailer pode ser observado como os holofotes influenciam na estratégia. O jogador precisa encontrar abrigos e ficar à sombra para não ser descoberto pelos inimigos.

Outro elemento que retorna de "Peace Walker" é a construção e administração de uma base. Como se sabe, nessa época, Big Boss está empenhado em construir seu próprio exército. Esse quartel será acessado através de um helicóptero, e o jogador poderá explorá-la livremente.

Se seguir a mecânica de "Peace Walker", pode ter elementos de administração, como recrutar soldados, pesquisar armas, equipamentos e veículos, e enviar exércitos para participar de conflitos ao redor do mundo. Mas o gerenciamento da base não é obrigatório.

A produtora planeja que a base seja acessada por celulares e outros dispositivos (o PlayStation Vita pode ser um deles).

O Fox Engine, a tecnologia por trás de "Metal gear Solid: Ground Zeroes", é um dos primeiros esforços da Konami em criar um motor gráfico para uso geral, como é de praxe em produtoras do Ocidente. As primeiras imagens dão conta que o Fox Engine é bastante sofisticado e promissor, capaz de competir com motores consagrados como o Unreal Engine 3, de "Gears of War", e o CryEngine 3, de "Crysis 2".

Além de "Ground Zeroes", mais três jogos estão planejados para usar o Fox Engine: "Project Ogre" e um novo "Zone of the Enders", da própria Kojima Productions, e a próxima edição do futebolístico "Pro Evolution Soccer".