Topo

BGS 2012: "Lost Planet 3" traz luta pela sobrevivência em planeta gelado

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

12/10/2012 14h58

"Lost Planet 3" é o jogo mais próximo do conceito original idealizado por Kenji Oguro, da Capcom, para a série. O game deixa de lado a ação cooperativa de seu antecessor e volta no tempo para o início da exploração do gélido E.D.E.N. III.

Assim como o primeiro "Lost Planet", o game tem uma narrativa concentrada em um personagem específico. O protagonista é Jim, um operário contratado para auxiliar na exploração do planeta. Jim pode não ser um militar, mas se vira muito bem em combate, seja com armas de fogo ou mesmo trocando golpes com as criaturas selvagens que se escondem no gelo.

O game utiliza o motor gráfico Unreal Engine 3 - o mesmo da consagrada série "Gears of War" - e embora Jim pareça um típico brutamontes dos games da Epic, ele é um lutador ágil e versátil, capaz de se desvincilhar rapidamente das investidas dos Akrids.

Na demonstração disponível no Brasil Game Show, em São Paulo, UOL Jogos encarou batalhas contra bandos de Akrids similares à panteras alienígenas. Para vencer os monstros, era preciso acerta partes brilhantes de seus corpos - exatamente como nos "Lost Planet" anteriores.

A coisa fica mais interessante quando um dos monstros agarra Jim no meio da briga. Para escapar - e matar a criatura - você precisa golpear com uma faca, mirando com o controle onde acertar. Nessas lutas, você está sempre em desvantagem: os inimigos são maiores, mais resistentes e estão em maior quantidade.

Briga de gigantes

Dentro do Utility Rig, o enorme 'mecha' de Jim, a situação muda de figura: com a visão em primeira pessoa, uma poderosa garra metálica e uma perfuratriz, Jim detona monstros com facilidade e encara os chefões quase em pé de igualdade.

No final da demo da BGS 2012, rolou uma batalha contra um caranguejo gigante, em que era preciso bloquear e contra-atacar suas investidas, para depois arrancar suas garras e perfurar seus pontos fracos.

A câmera em primeira pessoa e a diversidade de movimentos fazem do Rig um dos destaques do jogo. Diferente das Vital Suits, Jim só tem um veículo à disposição e a relação entre homem e máquina parece ser um dos pontos chaves de "Lost Planet 3".

O Brasil Game Show acontece em São Paulo, de 12 a 14 de outubro.

"Lost Planet 3" sai em 2013, para PC, PS3 e Xbox 360,

VEJA CENAS DE AÇÃO EM "LOST PLANET 3"

  •