Topo

Jogos para celulares: "Carmageddon" preserva espirito do game original

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

26/10/2012 20h59

Em 1997, a Stainless Games lançou um game controverso: "Carmageddon" era um jogo de corrida bem diferente do habitual. Chegar ao final da pista em primeiro lugar era um modo de vencer as fases, mas também havia a opção de destruir todos os veículos adversários ou atropelar todo o qualquer ser vivo do mapa.

Essa violência levou o game a ser censurado em países como Alemanha e Inglaterra, em que as figuras humanas viraram zumbis ou robôs. No Brasil, o governo federal proibiu a comercialização do game e de sua continuação, alegando que estimularia a violência no trânsito.

Quinze anos depois, o polêmico game está de volta, sem censura, desta vez nas telas dos iPhones, iPods e iPads. De acordo com a página da iTunes App Store, o game não é recomendado para menores de 12 anos, por trazer "intensa violência" em contexto de fantasia e desenho animado.

O charme no "Carmageddon" para iOS está na preservação do espírito original. É um game que reflete seu tempo, com vídeos que soam toscos hoje em dia. Mas, claro, os cenário ganharam um tratamento mais moderno, eliminando as texturas quadriculadas. Já as pessoas e os animais, e alguns outros elementos do cenário, são desenhos feitos a mão, uma técnica que "Doom" tornou famosa.

A adaptação dos controles foi parcialmente bem sucedida. O posicionamento padrão dos botões dificulta um pouco o comando dos veículos. Porém, é bem fácil de consertar o carro, bastando apenas tocar no ícone do canto superior direito.

Há bastante conteúdo: são ao todo 36 mapas e 30 tipos diferentes de veículos. O game está disponível na iTunes App Store por US$ 2.