Topo

Sem plataforma anunciada, "The Phantom Pain" traz deficiente físico como protagonista

Théo Azevedo

Do UOL, em Los Angeles*

08/12/2012 00h28Atualizada em 10/12/2012 12h15

Anunciado durante a premiação Video Game Awards 2012, nesta sexta-feira (7), "The Phantom Pain" traz um protagonista bastante diferente dos heróis de ação tradicionais: um soldado veterano que perdeu um dos braços em um acidente.

No trailer exibido no VGA, todo apresentado com cenas renderizadas em tempo real, o herói, ainda sem nome conhecido, acorda do coma em um hospital. Ao tentar se levantar, descobre que seu braço esquerdo foi substituído por uma prótese e que suas pernas não respondem.

Com a ajuda de um colega completamente desfigurado, com o rosto coberto por esparadrapos, o personagem se arrasta por um corredor, demonstrando também sinais de amnésia. Para piorar a situação, uma tropa militar surge e começa a executar sumariamente os outros pacientes.

A dupla se esconde e assiste o massacre, ao mesmo tempo em que o protagonista se questiona: "Eu morri? Fui para o inferno?".

A sequência termina com explosões e uma enorme baleia no céu, cuspindo fogo sobre os personagens.

Plataformas e data de lançamento para o game não foram reveladas, mas o site oficial da produtora exibe os logotipos do PlayStation 3 e Xbox 360.

Produzido pelo estúdio sueco Moby Dick Studios, "The Phantom Pain" ainda não tem plataformas anunciadas.

UM NOVO METAL GEAR?

Surpresas à parte, o boato que se instalou entre o público presente no VGA e quem acompanhou a premiação ao vivo pela TV e internet é de que "Phantom Pain" pode ser na verdade parte da série "Metal Gear".

Indícios apontados são a semelhança física do protagonista do vídeo com o personagem Big Boss - incluindo aí não só o corte de cabelo, mas também o olho machucado e uma cicatriz no rosto -, mas também a aparência de um homem em chamas no vídeo, que lembra Volgin, vilão de "Metal Gear Solid 3".

Por fim, outra pista seria o nome do presidente do estúdio, Joakim Mogren. Joakim é um anagrama de Kojima (sobrenome do criador de "Metal Gear", Hideo Kojima), enquanto o sobrenome Mogren contém a palavra Ogre, codinome de um dos projetos do game designer.

*O jornalista viajou a convite da Konami