Topo

"GTA" de ficção-científica é "uma ideia tentadora", diz Rockstar

Do UOL, em São Paulo

28/01/2013 14h15

Em entrevista ao site francês Ecram, Dan Houser, líder da Rockstar Games, declarou que levar "Grand Theft Auto" para um cenário de ficção-científica é "uma idéia tentadora".

Antes que os fãs se desesperem, Houser deixa claro que a produtora não tem nada do tipo em desenvolvimento.

"Fariamos isso no mesmo segundo, desde que tivessemos uma boa idéia para o jogo", explicou. "Um de nossos pontos fortes é a consistência do nosso mundo de jogo. Não somos necessariamente os melhores escritores do mundo, mas sabemos como fazer um game".

"Quando decidimos fazer um faroeste, foi porque tinhamos algo para dizer sobre o tema", conta Houser, em referência à "Red Dead Redemption".  "Não temos interesse em fazer ficção-científica apenas para colocar carros voadores e armas laser no jogo".

"As melhores histórias de ficção-científica são aquelas que falam da condição humana. Assim, ao mesmo tempo que a idéia é muito tentadora, e, por definição, tudo é possível em videogames, nós não temos o essencial no momento: um bom motivo", concluiu Houser.

A série "Grand Theft Auto" já passou pelas décadas de 1980 ("Vice City"), 1990 ("San Andreas") e até pelos distantes anos 60 ("GTA: London 1969"), além, é claro, dos dias atuais - o próximo título, "GTA V", aborda a crise imobiliária na ensolarada Los Santos, reflexo da complicada situação financeira dos EUA contemporâneos.

Nas ruas de Los Santos

Revelado no dia 2 de novembro de 2011, "Grand Theft Auto V" promete aventuras em Los Santos, versão de Los Angeles conhecida dos jogadores de "GTA: San Andreas" e nos arredores da cidade.

O game terá três protagonistas: Michael, um gangster aposentado vindo da costa leste dos EUA; Trevor, um criminoso de carreira e Franklin, o mais jovem, capanga de um revendedor de carros de luxo.

A cidade fictícia de Los Santos, palco do jogo, será maior do que os mundos de jogo de "Red Dead Redemption", "GTA: San Andreas" e "Grand Theft Auto IV" combinados. O cenário inclui desde áreas urbanas movimentadas até praias, montanhas, uma base militar, subúrbios e interiores de casas. Um detalhe curioso: será possível mergulhar e explorar o fundo do mar, na costa de Los Santos.

"Grand Theft Auto V" sai até junho de 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360.

ASSISTA AO TRAILER LEGENDADO DE "GTA V"

  •