Topo

Com elementos de RPG, "StarCraft II: Heart of the Swarm" chega em 12/3

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

11/03/2013 13h03

O popular game de estratégia "StarCraft II" está prestes a ganhar sua primeira expansão: "Heart of the Swarm" chegará nesta terça-feira (12) trazendo não só uma nova aventura e mais batalhas multiplayer, mas também mecânicas inéditas para a série da Blizzard.

A principal novidade são os elementos de RPG, revelou o designer de fases Matthew Morris em entrevista à UOL Jogos.

A campanha solo gira em torno da vingança de Sarah Kerrigan, líder da temível raça alienígena Zerg, e sua vingança contra antigos rivais humanos. No controle de Kerrigan, o jogador não só comanda o enxame Zerg, mas também se vale dos poderes de Kerrigan, a "Rainha das Lâminas", que podem ser evoluídos pelo usuário.

A mecânica é inédita na série de ficção-científica, mas é velha conhecida dos veteranos de outro game de estratégia da Blizzard: "Warcraft III" utilizou a fórmula em seus heróis, unidades poderosas com papel de destaque na clássica aventura de fantasia. Morris não esconde a influência, pois foi justamente no RTS e em sua expansão, "The Frozen Throne", que começou sua carreira na produtora.

STARTER EDITION

Divulgação
Quem quiser experimentar "Heart of the Swarm" antes de comprar, poderá baixar uma versão gratuita limitada do jogo. A "Starter Edition" terá algumas missões solo e suporte para partidas multiplayer. Para jogar, será preciso uma cópia de "StarCraft II: Wings of Liberty".

"Heart of the Swarm" levará o jogador para diversos cantos do setor Koprulu, cenário de "StarCraft II", desde paisagens alienígenas geladas - onde o clima possui impacto na performance das unidades - até ruas de cidades Terranas.

Batalhas urbanas serão frequentes, mas Morris tranquiliza os jogadores sobre a presença de civis em meio ao combate: "Sabemos que para algumas audiências, a presença de civis no meio de uma batalha, ou como reféns, pode ser preocupante".

"Assim, pessoas indefesas podem aparecer em 'Heart of the Swarm', como personagens não-controláveis, somente antes da ação, para criar um efeito dramático. Mas saem de cena rapidamente, para deixar o jogador à vontade para encarar seus inimigos".

Preenchendo lacunas

Uma das maiores queixas dos fãs sobre "StarCraft II: Wings of Liberty" era que o jogo ignorava os eventos de "Brood Wars", expansão do primeiro "StarCraft".

Segundo Morris, o time de desenvolvimento e os roteiristas tem noção disso e acompanham os comentários dos jogadores sobre o game, porém, "StarCraft II" foi lançado 9 anos depois do jogo original e era preciso, entre outras coisas, apresentar o cenário para os recém-chegados.

Com "Heart of the Swarm" a Blizzard pretende dar continuidade aos eventos do último jogo, levando em conta outros elementos, como "Brood Wars" e também os vários romances e HQs que compõem o universo de "StarCraft".

Tanto Morris quanto o produtor associado Kris Bacarse fazem mistério sobre detalhes do enredo - até para não estragar a surpresa de ninguém, com o lançamento iminente do jogo - mas explicam que muitas coisas acontecerão na aventura de Kerrigan: a Rainha das Lâminas buscará sua vingança contra Arcturus Mengsk, ao mesmo tempo que passará por conflitos envolvendo sua humanidade e o controle do Enxame. Zergs poderosos perceberão a fragilidade de sua líder e tentarão tomar o comando de Kerrigan, por exemplo.

Futuro em aberto

Em 2010, "Wings of Liberty" trouxe a franquia "StarCraft" de volta ao tabuleiro dos jogos de estratégia, apresentando a série para uma nova geração de jogadores. "Heart of the Swarm" dá continuidade aos eventos do game e introduz novas mecânicas. Uma segunda expansão, intitulada "Legacy of the Void", com foco nos enigmáticos Protoss, promete fechar o arco, mas será esse o final da saga?

FANTASMA DO PASSADO

Divulgação
Perguntado sobre o finado shooter "StarCraft: Ghost", Morris não esconde seu sonho de reviver o jogo em plataformas atuais: "Não está nas minhas mãos, não tenho poder para isso. Mas sou fã de jogos de tiro e de ficção-científica. Se a Blizzard decidisse retomar o projeto, eu ficaria muito feliz e pediria para integrar o time de 'Ghost' na mesma hora".

"Essa é uma grande questão sobre a qual não discutimos ainda", diz Morris.

"Concluímos a produção de 'Heart of the Swarm' agora e estamos concentrados no lançamento do jogo. Temos muitas conversas sobre para onde levar a franquia, que tipo de histórias contar ou que outros jogos poderíamos produzir neste cenário", concluiu o designer, deixando em aberto o futuro de "StarCraft".

Compatível com PC e Mac, "StarCraft II: Heart of the Swarm" chegará às lojas na terça (12).

O jogo também pode ser adquirido por download na Battle.net. Para jogar, é preciso possuir uma cópia de "Wings of Liberty". Vale lembrar, o game está completamente em português, com legendas, menus e dublagem em nosso idioma.

VEJA A ABERTURA DE "STARCRAFT II: HEART OF THE SWARM"

  •