Topo

UOL Jogos ajuda a escolher o fone de ouvido ideal para jogar videogame

Rodrigo de Faria

Do UOL, em São Paulo

21/03/2013 09h28

Não é frustrante quando você está no meio do fogo cruzado no seu FPS favorito, passando as coordenadas para derrotar o time adversário, quando alguém pede para ‘baixar o som’?

Mas, calma! UOL Jogos vai ajudá-lo a ouvir o melhor da jogatina online e ter a imersão perfeita em qualquer jogo, como aquele survival horror esperto. Para isso, siga nossas dicas que o ajudarão a escolher um fone bacana para todos os gostos e bolsos.

Detalhes importantes

Antes de qualquer coisa, é bom lembrar que fones de ouvido devem ser usados com cuidado, pois eles podem danificar sua audição em volume elevado.

  • Fones intra-auriculares têm boa qualidade sonora, mas machucam o ouvido se usados em longas sessões de jogo

Também é desaconselhável usar fones intra-auriculares (aqueles que você coloca a pecinha diretamente no ouvido); eles são os mais prejudiciais e perigosos para sua saúde.

Os melhores modelos são os de aro, onde os alto-falantes ficam sobre as orelhas.

Mas como escolher um bom fone de ouvido?

Alguns dados são importantes de serem observados como Frequência, Impedância, se o fone é um Headset ou comum e se é com ou sem fio.

Essas características são interessantes de serem vistas, principalmente porque você quer um fone para jogos e não para ser um DJ. E, se possível, teste em uma loja:

Frequência
Determina o alcance de som que o fone de ouvido produz. Nossos ouvidos tem a capacidade de escutar os sons que estão na faixa de 20 a 20.000 Hz, ou seja, um bom fone de ouvido deve abranger as frequências dentro desta faixa. Mas, quanto mais próximo destes valores, maior a qualidade dos fones.

Impedância
De novo, como vamos te sugerir "bons" fones de ouvido, não os profissionais (usados em estúdios de gravação), escolha os fones de baixa impedância (que ficam na faixa dos 75 a 150 ohms).

Os de alta impedância são próprios para estúdios de gravação, para monitorar sons não processados ou masterizados. Ficam na faixa dos 600 ohms e se plugados num aparelho de som convencional, o volume fica muito baixo.

Headset ou comum?

  • Divulgação

    As partidas multiplayer da série "Call of Duty" são um exemplo de situação em que um bom headset salva vidas - literalmente!

Pra quem é viciadíssimo em jogos online, vale muito a pena investir num headset (fone com microfone acoplado) em vez de um fone de ouvido comum, apenas para ouvir a jogatina com fidelidade sonora.

Mas, claro, é muito mais fácil achar fones comuns com bons valores de frequência e isolamento acústico caprichado.

Uma coisa importante para se ter em mente também é que já existem muitos headsets para jogos no mercado. Os headsets “originais” sem fio para PS3 e XBOX 360 se valem da tecnologia bluetooth mas apenas para se ouvir o chat por voz durante partidas online.

Para se ouvir o som ambiente do jogo, ambos os consoles obrigam que os fones de ouvido ou headsets tenham conexão USB (XBOX 360) ou RCA (PS3 e XBOX 360).

É aí que os aficionados apenas pela atmosfera sonora dos jogos acabam comprando bons fones de ouvido, que poderiam também usar em seus tocadores de música portáteis, e os ligam diretamente a saída de fones de ouvido dos TVs modernos ou Home Theaters.

Sem fio
Vale dar uma olhada em fones sem fio (os com qualidade sonora, Claro) mas eles vêm com receptores e requerem mais espaço em sua estante ou rack e são meio que uns trambolhos.

No fim das contas, cabe mais pesquisar bastante, focar no que realmente interessa a você na hora de jogar sem querer incomodar outras pessoas e dinheiro compatível com sua escolha.

Veja na galeria abaixo as nossas sugestões (baseadas em preços mais em conta aliados a qualidade) e ouça "no talo" (claro, cuidando da saúde de seus ouvidos!):