Topo

Problemas com o novo "SimCity"? UOL Jogos indica 5 jogos parecidos

Rodrigo de Faria

Do UOL, em São Paulo

22/03/2013 10h11

O burburinho foi imenso em cima do novo "SimCity" e o jogo tinha tudo para ser um tremendo sucesso.

As vendas até que não vão mal, mas o fato de o game só poder ser jogado enquanto conectado à internet e as reclamações de usuários sobre o jogo fizeram a produtora começar a distribuir não só pedidos de desculpas, mas também jogos grátis pelo seu serviço online Origin.

Em meio a tudo isso, muita gente já começa a procurar substitutos para saciar a vontade de construir, gerenciar e, às vezes até, destruir pequenas cidades virtuais.

Assim, UOL Jogos apresenta 5 alternativas com propostas parecidas à de "SimCity". Para quem já comprou o jogo, no mínimo servem para passar o tempo e esfriar a cabeça até que correções sejam implementadas ao game da EA.

ANNO 2070


Veja Imagens

Apesar de já ter sido lançado há mais de um ano, "Anno 2070" ainda confere boas horas de diversão, principalmente para quem é fanático por "Civilization", - os jogos se parecem bastante. Num futuro não tão distante, a Terra foi destruída por uma catástrofe ecológica. Cabe a você reconstruir a civilização usando de novos recursos naturais e tecnologias, deixando o planeta totalmente sustentável ou rumo a uma nova catástrofe.

TOWNS


 

É muito mais uma mistura de "Minecraft" com "The Sims" guarnecida por elementos de RPG do que qualquer coisa. Diferente de "Anno 2070", "Towns" é um jogo indie com gráficos bem simples e perspectiva isométrica, mas isso não o deixa menos viciante. Você tem de construir um vilarejo, buscar recursos para aumentá-lo e ainda lutar contra monstros que assolam as redondezas. Pra que mais?

CITIES XL 2012


 

Jogo de conteúdo muito completo e que possibilita construir cidades gigantescas, quase que como "SimCity", mas que parece mais uma expansão do predecessor "Cities XL 2011". Possui mais de 1000 estruturas para serem inseridas nas cidades, transformando você em um autêntico projetista urbano. Por conter muitos itens, pode ser um pouco complexo para jogadores de primeira viagem no gênero.

TROPICO 4


Veja Imagens

Divertidíssimo jogo da produtora Kalypso ("Sine Mora", "Port Royale", "Omerta: City of Gangsters") em que você entra na pele de um ditador de uma república no Caribe, podendo comandar seu país com mãos de ferro, sendo corrupto e acumulando riquezas ou sendo um líder populista e para o povo, ajudando sua gente quando passarem por catástrofes ambientais. Possui ainda várias expansões, deixando a jogatina ainda mais completa. Notícia boa para quem prefere jogar no videogame: "Tropico 4" também possui versão para Xbox 360.

SIMCITY 4


Veja Imagens

Isso mesmo! Está de relações cortadas temporariamente com o novo "SimCity"? Simplesmente volte a jogar o aclamado "SimCity 4". Ele não requer que você esteja sempre conectado a internet para jogá-lo (ótimo pra quando seu provedor "cai"), o espaço e as opções para construção da sua cidade são vastos e o jogo tem uma comunidade de jogadores ativa imensa, mesmo com os já 10 anos de lançamento.