Topo

Jogamos: "HearthStone" tem estratégia profunda sem deixar de ser casual

Rodrigo Guerra

Do UOL, em Boston*

23/03/2013 11h44

Na PAX East 2013 a Blizzard anunciou “HearthStone: Heroes of Warcraft”, um jogo feito por uma equipe pequena, pegando muitos fãs da empresa de surpresa.

Em essência ele é um jogo de cartas bem simples, feito na medida para jogadores casuais. Porém, olhando mais de perto, descobrimos que se trata de um game bem estratégico.

Escolha seu estilo de jogo

“HearthStone” é um jogo de cartas em que o jogador escolhe uma classe de “Warcraft” e monta um baralho seguindo suas características. No total são 9 classes: Bruxo, Caçador, Druida, Guerreiro, Ladino, Mago, Paladino, Sacerdote e Xamã.

Algumas são mais ofensivas, com monstros e feitiços poderosos, outras mais defensivas. Seja qual for a estratégia, uma partida dificilmente durará mais de 15 minutos.

A mecânica é bem simples: a cada turno você  pode colocar em jogo cartas de heróis, monstros e feitiços. Para isso é necessário gastar uma quantidade de cristais de mana. No início esses cristais são escassos, o que força os jogadores usarem cartas mais fracas.

A cada turno os heróis ganham mais 1 cristal e todos os outros utilizados no turno anterior são recuperados. Após colocar todas as cartas na mesa e fazer as ações, o jogador passa a vez para o adversário. Isso se repete até que um dos heróis seja derrotado.

GRÁTIS PARA JOGAR

A Blizzard faz questão de deixar claro que “HearthStone” é um jogo grátis para jogar, ou seja, você poderá evoluir seus baralhos sem colocar a mão no bolso. Mas, é claro, que gastar dinheiro vai conseguir cartas mais rapidamente – assim como acontece em card games ‘de verdade’.

Além da quantidade de cristais, as cartas possuem características em sua descrição. Heróis e monstros, por exemplo, informam quanto dano causam e resistem. Há também cartas de feitiços que fazem efeitos diversos como destruir um monstro adversário ou mesmo recuperar energia de seu herói. O importante é que todas as descrições são fáceis de serem compreendidas e bem diretas.

Nos testes de UOL Jogos, os combates foram divertidos e rápidos. O game permite fazer estratégias diversas, como ser mais reservado e deixar para atacar no último turno, ou ser agressivo durante toda a partida até que eventualmente o inimigo caia.

Um ponto importante é que no final da disputa os jogadores ganham pacotes de cartas (os tradicionais booster packs) para melhorar seu baralho. E é ai que vem outra parte importante do jogo.

Montando seu baralho

EM PORTUGUÊS?

Segundo a Blizzard ainda é muito cedo para falar de localização, mas segundo a empresa a intenção é levar a tradução de “HearthStone” para todos os idiomas onde “World of Warcraft” já foi localizado. Ou seja...

Você pode elaborar estratégias e decks e, para isso, será necessário ganhar pacotes de cartas ou comprá-los na loja virtual. Existem outras formas de conseguir cartas poderosas, como no menu Criação, onde é possível ‘desencantar’ cards para adquirir pó mágico e, com isso, criar cartas mais poderosas.

Independente da forma que você conseguir esses cards, eles podem ser incorporados ao seu baralho em poucos passos. Basta escolher o herói, depois as cartas que você acha indispensáveis. Quando acabar, o game vai completar o seu baralho com as cartas restantes e que se encaixam no seu esquema de jogo - no total são mais de 300 cartas para colecionar.

O jogo está programado para chegar ainda em 2013 para PC, Mac e iPad. Fique avisado: “HearthStone” é divertido e segue no estilo de “Pokémon”, estimulando a conseguir todas as cartas – ou seja, com potencial alto o suficiente para viciar os jogadores.

ASSISTA AO TRAILER DE "HEARTHSTONE"

  •  

* O jornalista viajou a convite da Blizzard