Topo

Conheça e entenda o funcionamento dos games da série "Monster Hunter"

Do UOL, em São Paulo

05/04/2013 14h36

Ao lado de "Pokémon" e "Dragon Quest", "Monster Hunter" é desde 2007 um dos maiores fenômenos de vendas na indústria de games no Japão. Naquele ano, "Freedom 2" no PSP expandiu a popularidade da franquia, que até então tinha vivido de sucesso medianos, ao ponto de transformá-la em uma das mais poderosas marcas do catálogo da Capcom

Mas, afinal: o que é "Monster Hunter"?

A vida de um caçador

Em seus materiais promocionais, a Capcom descreve o gênero de "Monster Hunter" como sendo 'ação de caça a monstros'. E isso é bem próximo da realidade. Em termos técnicos, o game é um RPG de ação - mas, de fato, algumas de suas mecânicas o distanciam tanto de um "Kingdom Hearts" quanto de "Skyrim", outros exemplos da categoria.

"Monster Hunter" é um simulador da vida de um caçador, que tem preocupações além das enfrentadas no mundo selvagem. Ele deve assumir as rédeas de uma vila inteira, cuidando para que monstros não se aproximem dela, mas também administrando pequenas plantações e grupos de pescadores em prol da prosperidade.

Claro: as sessões de caça são o destaque dos títulos da série. Mas entre uma missão e outra, abrigados entre os outros habitantes de sua vila, os jogadores acostumam-se a seguir uma certa rotina de ações que consistem basicamente nas tarefas do dia-a-dia de seus personagens.

Um passo de cada vez

Os protagonistas de "Monster Hunter" não partem para explorar o mundo selvagem sem rumo quando é hora de entrar em ação. Ao invés disso, eles contam com o apoio da guilda de caçadores - uma organização que separa e envia missões específicas para cada herói mundo afora dependendo de seus níveis de habilidade.

Ao aceitar uma dessas missões, que podem ser de caça a um monstro específico ou de coleta de algum tipo de item, os jogadores são automaticamente levados para os palcos onde elas devem ser cumpridas. Na mais recente versão da série, "Monster Hunter 3 Ultimate", um deserto, uma ilha selvagem, um vulcão e um pântano são exemplos de cenários que podem ser explorados.

Mesmo nestas perigosas regiões do mundo, a guilda mantém estações de repouso seguras, que servem como bases de operações temporárias para caçadores que estiverem em missões nas redondezas. Pisar fora dessas áreas, porém, significa estar sujeito aos perigos de um mundo em que dragões e serpes não são meras criaturas fictícias.

Tanto no modo para um jogador quanto no multiplayer, a estrutura fechada de missões é uma constante em "Monster Hunter". Cada uma delas possui um limite de tempo (geralmente de 50 minutos), e seu término significa retorno imediato para a vila.

ASSITA À ABERTURA DE "MONSTER HUNTER 3 ULTIMATE"

  •  

Progressão 'natural'

Os personagens de "Monster Hunter" tornam-se mais fortes e resistentes de uma maneira mais natural do que na maior parte dos RPGs de ação. Ao invés de ganhar pontos de experiência e subir níveis, os atributos são determinados por seus equipamentos.

Na série, o progresso dos caçadores gira exclusivamente ao redor da melhora de suas armas e armaduras. Ao derrotar monstros, os jogadores podem coletar suas garras e dentes para forjar novas armas, ou então suas escamas com o fim de preparar um capacete ou um par de luvas mais resilientes. Ao vencer repetidamente certas criaturas, portanto, um caçador eventualmente torna-se capaz de assumir o compromisso de derrotar outras cada vez mais fortes.

Outros itens, como vegetais, peixes, insetos e minerais, servem ao mesmo propósito dos coletados a partir dos cadáveres dos monstros. Obtidos durante sessões de exploração ou a partir dos meios alternativos disponíveis na vila, eles também servem para compôr equipamentos melhores, ou então itens como explosivos e poções de cura que são úteis para momentos de combate intenso.

Diferenças culturais

Apesar de ter obtido enorme sucesso em sua terra natal, "Monster Hunter" nunca engrenou no ocidente. Uma base leal de fãs conseguiu convencer a Capcom a traduzir "Freedom Unite" para o inglês após campnhas na internet, e a Nintendo auxiliou na distribuição de "Tri" nas Américas e na Europa - mas os números de venda dos RPGs deste lado do globo nunca chegaram no patamar que alcançam no Japão.

Talvez os maiores motivos por trás da diferença entre os níveis de receptividade ao jogo em cada região sejam diferenças culturais. "Monster Hunter" é, por natureza, um game mais lento do que os que costumam vender bem no ocidente, com um longo processo de aprendizado e recompensas distantes no horizonte que cobram muito esforço dos jogadores para serem alcançadas.

Com exceção do RPG online massivo "Frontier", os jogos da série ainda preferiram priorizar o modo multiplayer local, mais popular no Japão, do que o online, que é a preferência no ocidente.

E assim, com o lançamento de "Monster Hunter 3 Ultimate" para Wii U e 3DS no Ocidente, a Capcom continua sua investida para transformar a franquia em uma marca de peso mundialmente. Para saber se eles estão no caminho certo, você pode ler nossa análise.