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Impressões: RPG "Dark Souls II" aprimora fórmula mas segue implacável

Pablo Raphael

Do UOL, em Nova York*

11/04/2013 13h00

"Um cavaleiro de armadura desce por uma escadaria de pedra. O corredor é apertado e completamente escuro, exceto pela tocha em sua mão, que ilumina os degraus mais próximos. Um passo em falso poderia ser o fim - e seria um final melhor do que as incontáveis ameaças que espreitam na escuridão.

Ameaças como o monstro que se ergue no final do corredor, fazendo barulho demais para não ser notado. A criatura parece um hipopótamo, mas está de pé e carrega uma poderosa maça, que gira em direção ao guerreiro. Uma esquiva impede a esfera de metal de arrancar a cabeça do aventureiro, mas quebra móveis e lasca colunas de pedra, dando uma amostra de sua capacidade de destruição.

Circulando a criatura, nosso herói consegue desferir um golpe em suas costas, arrancando sangue e um rosnado furioso. O monstro gira para contra-atacar, mas seu tamanho avantajado atrapalha o movimento: a fera tomba ao chão e o cavaleiro rapidamente aproveita a oportunidade para finalizar a criatura ali mesmo, fincando-lhe a espada no peito.

A satisfação da vitória não dura muito. O monstro não estava sozinho. Confiante, o herói tenta aplicar o mesmo golpe em uma segunda criatura - apenas para ser pego desprevenido por um terceiro brutamontes e encontrar seu fim, esmagado entre os dois adversários".

TENDÊNCIAS

Também ficaram para uma próxima ocasião detalhes sobre a possível volta das 'World Tendencies'. "Dark Souls II" é baseado em servidores centralizados - da mesma forma que "Demon's Souls" - o que permitiria a volta do sistema de tendências, deixado de lado no jogo anterior.

Assim começa a demonstração de "Dark Souls II": um jogo mais bonito que seu antecessor, com melhorias notáveis nos pequenos detalhes, mas que preserva a essência daquilo que tornou a série tão cultuada pelos jogadores: um game que não perdoa falhas e exige muita atenção, o que torna as menores vitórias motivo de grande satisfação.

Outro elemento que seguirá o padrão dos títulos anteriores é o enredo: a história será contada de forma indireta, deixando espaço para a imaginação do jogador atuar.

Por enquanto, não foram revelados maiores detalhes, como a ligação entre o novo game e os eventos do primeiro "Dark Souls".

TRAILER EXIBE CENAS DE JOGO DE "DARK SOULS II"; VEJA

Evolução sincera

Dúvidas e especulações à parte, o que a From Software mostrou foi uma evolução honesta do "Dark Souls" original: há cenários melhor trabalhados e pequenas inovações na mecânica de jogo, que não revolucionam o gênero, mas que fazem diferença nos sistemas do RPG, como o uso de tochas para iluminar o caminho e enfrentar monstros ou a capacidade de rebater um machado de arremesso com um golpe certeiro.

O sistema de combate de "Dark Souls II" é simples mas profundo. Qualquer mudança, por menor que seja, é uma vantagem estratégica que deverá ser explorada pelos jogadores nos dias que virão. Os movimentos estão mais fluidos, dando ritmo e velocidade ao combate. A dança das espadas se torna mais frenética e intensa com o impacto das armas e personagens nos objetos do cenário: durante uma luta, um golpe da maça de um dos inimigos arrancou uma coluna de pedra do meio da sala, por exemplo.

Em 'Dark Souls II' há muitas maneiras de morrer, mas apenas uma forma de vencer: não morrer

Um novo inventário permite o acesso rápido aos itens: além dos 4 espaços correspondentes às setas direcionais, cada mão pode equipar mais 3 itens, visíveis em espaços menores no canto da tela.

O objetivo da From Software com esses ajustes é remover tarefas tediosas e desnecessárias  como a obrigação de ir e vir o tempo todo, ou a interrupção constante para navegar em telas de inventário. Para o time de "Dark Souls II", a prioridade é alternar exploração com áreas de combate e o sentimento de vitória com a dificuldade implacável.

Incentivo à exploração

Os cenários são mais detalhados e oferecem muito incentivo para a exploração: os mapas de "Dark Souls II" são tridimensionais e verticais, com muitas passagens escondidas e níveis dentro de níveis. Armadilhas enormes esperam pelo jogador, em formas pra lá de inesperadas.

Por exemplo: ao chegar ao saguão de um castelo, um enorme esqueleto de dragão jaz tombado ao chão. Ao pegar um item nas proximidades, o monte de ossos se levanta e parece prestes a atacar. Para a surpresa do jogador, o crânio se desprende e desce com tudo, atropelando você como um caminhão desgovernado.

Em outra situação, o jogador utiliza objetos do cenário para resolver pequenos puzzles e com isso ativar efeitos no cenário: ao carregar um bloco de pedra até uma bocarra no meio do salão, o jogador faz com que uma série de tochas se acendam, iluminando um corredor que de outra forma, poderia passar despercebido.

ASSISTA AO TRAILER DE "DARK SOULS II" DO VGA 2012

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A From Software busca também apresentar novos formatos para as fases: ao invés de avançar até o final para enfrentar um chefão poderoso, em alguns estágios o jogador será ameaçado o tempo todo pelo chefe - e se for habilidoso, poderá matar o inimigo em qualquer oportunidade.

Um exemplo disso é a charrete que passa correndo pelo estágio, atropelando e destroçando o pobre aventureiro. Segundo os produtores, será possível escapar da morte certa e derrotar o condutor - mas nem pense em tomar as rédeas e guiar sua charrete infernal por aí.

Divulgação
A From Software tornou o PC a plataforma base para 'Dark Souls II'

O tamanho do jogo ainda é mantido em segredo, mas a From Software avisa: o objetivo não é fazer tudo maior, mesmo que o time de desenvolvimento tenha muito mais membros do que nos games anteriores. Maior qualidade, explicam os produtores, não é necessariamente igual a mais inimigos ou metros quadrados para explorar.

Ainda assim, em vários momentos de "Dark Souls II" é notável a quantidade de inimigos presentes no cenário: ao atravessar uma ponte pênsil, o jogador se vê cercado por pequenos dragões e é rapidamente atacado por alguns deles, em uma batalha rápida e intensa: ao redor mais feras voam pela tela, acompanhadas de efeitos de partículas e do som do vento soprando e convidando o jogador para mergulhar no abismo.

Embora utilize o mesmo motor gráfico do último game da série, "Dark Souls II" parece muito mais bonito e detalhado. O motivo para isso é simples: o jogo foi demonstrado em um PC.

Para aproveitar ao máximo a plataforma e evitar os 'bugs' e problemas da época em que lançou o primeiro "Dark Souls" para computadores, a From Software tornou o PC a base para o desenvolvimento de "Dark Souls II". Sobre uma possível versão para PlayStation 4, a From Software é enfática: "Acreditamos que a geração atual ainda tem capacidade de gerar grandes jogos".

"Dark Souls II" chegará ainda em 2013 para PC, PS3 e Xbox 360.

5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DARK SOULS II

1. NÃO É FÁCIL
O game é mais linear do que o "Dark Souls" original, oferecendo uma experiência mais fluida e direta. Mas continua implacável tanto no combate quanto nas armadilhas do cenário. Não há opções para ajustar a dificuldade.
2. LUTAS DINÂMICAS
Os inimigos têm reações diferentes conforme a direção pela qual você ataca. Se vier pela frente, ele poderá bloquear o golpe, mas pode se desequilibrar ao tomar um golpe pela retaguarda, por exemplo.
3. O FOGO É SEU AMIGO
Em "Dark Souls II", você pode acender e carregar tochas. Além de iluminar as passagens mais escuras, as chamas influenciam algumas reações dos monstros: certas criaturas têm aversão à luz e ao fogo.
4. CHEFÕES MAIS COMPLEXOS
As lutas com os chefes serão mais complexas, com puzzles durante a batalha - de certa forma, um retorno ao que foi feito em "Demon's Souls". A mesma estratégia não funcionará com todos os chefes.
5. CENÁRIOS MAIS INTERATIVOS
Os cenários de "Dark Souls II" são mais detalhados do que no game anterior. Armadilhas enormes e outras formas de interação tornarão a exploração mais dinâmica e variada.

*O jornalista viajou a convite da Namco Bandai.