Topo

Conheça as cinco principais novidades de "GTA V"

Claudio Prandoni

Do UOL, em Nova York*

02/05/2013 13h01

Já se vão mais de cinco anos desde o lançamento de "Grand Theft Auto IV".

De lá pra cá, vimos a chegada de duas expansões para o game e diversos outros jogos que buscaram expandir e reinventar o conceito de 'mundo aberto' consolidado pela série, como "L.A. Noire" (da própria Rockstar, produtora de "GTA"), o hilário "Saints Row: The Third" e até "Far Cry 3", que adaptou bem ao estilo a um game de tiro com visão em primeira pessoa.

A chegada de "GTA V" empolga muitos fãs, mas levanta dúvidas na mesma proporção: será que o game vai conseguir fazer jus à altíssima expectativa criada em torno dele?

UOL Jogos teve a oportunidade de ver meia hora do jogo em ação na própria sede da Rockstar, em Nova York, e a resposta não poderia ser mais animadora: sim, "GTA V" é tudo aquilo que se espera dele. E um pouco mais. Na verdade, muito mais.

"Grand Theft Auto V" replica e revigora a consagrada fórmula de sucesso da franquia, mas não se isenta de apresentar conceitos novos, empolgantes e um bocado arriscados, que ousam mexer nos fundamentos da série, aliados a elementos refinados de outros sucessos da produtora. Previsto para o dia 17 de setembro, o game terá versões para PlayStation 3 e Xbox 360.

Conheça abaixo as principais novidades de "GTA V":

A grande atração de "Grand Theft Auto V" é seu trio de protagonistas. Franklin, Michael e Trevor também levantam as principais dúvidas sobre o game: será que esse lance de três personagens principais vai dar certo?

Pelo que pudemos ver, o sistema é prático e divertido. De fato, tão funcional que não seria estranho vermos jogos de mundo aberto adotando múltiplos protagonistas depois de "GTA V".

A qualquer momento é possível alternar entre um e outro. A mudança é rápida, sem telas demoradas de loading, apenas uma breve animação que mostra o mapa se afastando do personagem atual e depois aproximando do próximo escolhido.

O esquema possibilita navegar mais rapidamente pela gigantesca cidade de Los Santos e seus arredores, pulando de um cara para o outro. Como já dito anteriormente pela Rockstar, "GTA V" é maior do que "Red Dead Redemption", "GTA IV" e "San Andreas" juntos - e apresenta cerca de cinco vezes mais áreas jogáveis do que "Red Dead" se levarmos em conta o fundo do mar, uma das novidades deste episódio.

Além disso, o sistema abre possibilidades tentadoras na história, permitindo acompanhar situações e missões por múltiplos ângulos e não apenas pelos olhos de um único protagonista, como antigamente. A idéia reflete muito do estilo que vemos hoje em dia em seriados de TV, que mostram vários personagens e suas histórias bem de perto.

QUEM É QUEM

Franklin
Apaixonado por carros, ele quer apenas se dar bem, não importa se isso seja trabalhando do lado certo ou errado da lei. Atualmente trabalha vendendo carros, mas um encontro com Michael mudará seu destino. Franklin não é exatamente um bandido novato, mas reconhece que tem muito para aprender com Michael.
Michael
Este cara já foi um dos criminosos mais procurados do país, mas contatos quentes entre os agentes federais o colocaram em um programa de proteção a testemunhas que lhe trouxe paz total. Na real, paz até demais: cansado de aturar sua esposa fútil Amanda e o casal de filhos Tracey e Jimmy e ficar assistindo a velhos filmes de ação, Michael decide voltar à vida do crime. Sabe como é, só para dar uma animada.
Trevor
Ex-soldado do exército, já trabalhou com Michael em vários crimes muitos anos atrás. Enquanto Michael abandonou essa vida pela calmaria, Trevor nunca saiu do 'jogo', o que acabou lhe custando boa parte da sanidade mental. Envolvido com tráfico de drogas, ele foi piloto de caças no exército, um conhecimento bem interessante para quem gosta de se aventurar com veículos destrutivos pelos ares.

"GTA V" preserva missões mais ao estilo tradicional da série, mas introduz os Golpes (Heists, no original em inglês) um novo estilo de assalto mais complexo e arrojado. Antes de executar o ataque em si, o trio de bandidos deve fazer alguns preparativos, como arranjar um veículo de fuga ou contratar atiradores de aluguel para ajudar na cobertura.

A missão que vimos, por exemplo, exigia comprar disfarces (como macacões e máscaras de bicho à la "Hotline Miami"), roubar um caminhão de lixo e um reboque para armar uma emboscada a um carro-forte e também descolar um carro esportivo para utilizar na fuga.

Um detalhe bacana é que estes golpes não possuem uma única maneira de serem feitos. Uma opção é se armar até os dentes e sair atirando em tudo e todos, abrindo o caminho para o dinheiro na base da bala. Outra é ser mais meticuloso e sorrateiro, agindo nas sombras sem ser detectado.

O estilo é ditado com base nas decisões tomadas nas pequenas missões preparatórias que antecedem o golpe.

Por mais que a história de "Red Dead Redemption" aconteça principalmente em desertos e cenários áridos, para muitos jogadores a impressão que ficou é de um mundo mais vivo do que em "GTA IV", por exemplo.

A Rockstar faz questão de enfatizar o quanto aprendeu com a jornada de John Marston aplicando os conhecimentos adquiridos na Los Santos de "GTA V", um lugar muito mais vistoso e variado do que o mundo de "Red Dead", diga-se de passagem.

Das praias às montanhas, das calçadas banhadas pela luz de neon dos letreiros de hotel até as casinhas dos subúrbios mais humildes, tudo parece vibrar com algo novo e inesperado para ser encontrado.

Pedestres reagem à sua presença, posando para que você tire fotos dela com seu telefone celular (aliás, uma novidade de "GTA V") e também pedindo ajuda em missões que você pode embarcar ou simplesmente ignorar. Tudo rodando direto do jogo, sem uma cena de corte para carregar a missão ou algo do tipo.

As florestas ao redor da cidade apresentam vida selvagem, assim como o fundo do mar, com temíveis tubarões. Isso sem contar que há uma grande variedade de estabelecimentos para visitar e personalizar seus personagens, com roupas, cortes de cabelo e até tatuagens - mas nada de ficar gordão ou musculoso, como rolava em "San Andreas".

Como se fosse um RPG (ou o ambicioso "San Andreas"), o trio de protagonistas de "GTA V" pode evoluir suas habilidades. Atire muito com Michael e ele torna-se cada vez mais um perito com armas, use Franklin para dirigir e sua desenvoltura com o volante aumenta e assim por diante.

Mais do que isso, porém, cada um conta com habilidades únicas e especiais.

Franklin pode deixar o tempo em câmera lenta quando está dirigindo, tornando mais fácil fazer curvas complicadas e desviar de outros veículos.

Michael possui habilidade similar, mas ao usar armas de fogo: como faz o 'primo' Max Payne, o bandido consegue ter mais tempo para mirar e atirar nos adversários.

Trevor, por sua vez, entra em uma espécie de modo 'berserk', já que fica mais resistente e causa mais dano nos inimigos ao usar golpes físicos.

"GTA V" constrói em cima de ideias apresentadas em "Vice City" apresentando a ideias de negócios para investir. Cada personagem tem acesso a uma série de oportunidades comerciais diferentes, que concedem uma renda periódica e também algumas vantagens.

Por exemplo, é possível adquirir uma empresa de táxi e assim obter acesso a viagens gratuitas em uma certa região do game - além, claro, de um dinheirinho extra pingando de vez em quando.

* O jornalista viajou a convite da Rockstar