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Jogamos: "Rivals" quer combinar lado bom dos MMOs com "Need for Speed"

Rodrigo Guerra

Do UOL, em Los Angeles

12/06/2013 14h44

Um jogo livre de telas de carregamento, com multiplayer constante e imprevisível. Parece até roteiro de propaganda, mas ao jogar “Need For Speed Rivals”, o que você vê é exatamente isso.

Na demonstração de "Rivals" na E3, fomos separados em dois times: três corredores e três policiais – ambos os lados com mais alguns parceiros controlados pelo computador. O objetivo era acumular a maior pontuação num período de 7 minutos.

Para juntar pontos é necessário cumprir certos objetivos, como ganhar uma corrida, prender um piloto ou usar um pulso 'EMP' no adversário. Até aí, nada diferente do que você faz nos "Need for Speed" mais recentes.

No lado dos corredores, a cada objetivo cumprido maior o seu multiplicador de pontos. Porém isso também significa que mais policiais ficarão na sua cola. Já os homens da lei ganham novas e mais poderosas formas de parar os infratores, conforme completam seus objetivos.

ASSISTA AO TRAILER DE "NFS: RIVALS" DA E3 2013

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Sem carregamento

A ação se passa no mundo aberto de Redview County, a cidade fictícia de “Rivals”, onde não existem telas de carregamento. Chegou no ponto de partida da corrida? Basta sair acelerando e fazer tudo o que se espera de um piloto fora-da-lei: 'drifts' longos, correr na contra-mão, passar raspando no tráfego...  A diferença é que em “Rivals” você não sabe quem é jogador ou um adversário controlado pela máquina.

ACABARAM AS IDÉIAS?

  • Reprodução

    Nos últimos 3 anos, parece que a EA está sem inspiração para os nomes dos jogos de “Need For Speed”: “Most Wanted”, veio direto do início dessa geração; “Hot Pursuit” é um game da série que já foi usado lá em 1998. Agora é a vez de “Rivals”, que chegou no PSP em 2005. Será que acabaram as boas ideias de nomes para a franquia? Qual será o nome que a empresa vai resgatar no ano que vem?

Esse é parte do truque de "Rivals", um subterfúgio para que a magia não se quebre: o jogo tenta reproduzir apenas o lado bom de um MMO de corridas, que é povoar as estradas com competidores à sua altura, mas sem os excessos que poderiam arruinar a sua experiência.

Em nenhum momento a tela de carregamento foi mostrada, nem uma sala para aguardar jogadores antes de iniciar uma corrida. Tudo aconteceu rapidamente, como num piscar de olhos – e isso foi bastante impressionante.

Visual caprichado

Já a parte gráfica resgata coisas que vimos no início da atual geração de consoles, mas que, com o passar dos anos, foram deixadas de lado, como carros molhados (alguém se lembra de “PGR 3”?) e corridas rodando a 60 quadros por segundo (“Need For Speed: Most Wanted”?).

Claro que a beleza é bem superior ao que vemos nos atuais PS3 e X360. "Rivals" também aposta nos efeitos visuais bem executados pela Frostbite Engine 3, o motor gráfico de “Battlefield 4”, mas isso já era de se esperar, não é?

O novo “Need for Speed” é bem divertido e mostra pontos que estarão presentes nos games de corrida nessa nova geração de consoles: mundo aberto, jogatina ininterrupta, gráficos de ponta.

Vai ser interessante ver como esse jogo vai integrar o modo single player e multiplayer fora de um ambiente controlado. Por enquanto, "Rivals" teve uma boa largada.

"NFS Rivals", novo game da franquia de corridas da EA está nas mãos do Ghost Studios – mas com supervisão da Criterion Games - e chegará ao PC, PS3 e Xbox 360 em 19 de novembro. Os consoles PlayStation 4 e Xbox One receberão o jogo até o fim do ano.