Topo

Multiplayer de "Watch Dogs" impressiona com 'hack em duas vias' e perseguição

Felipe Carettoni

Do UOL, em Los Angeles

13/06/2013 17h28

Imagine estar explorando a cidade de Chicago em "Watch Dogs", interferindo em celulares, computadores, carros e semáforos, quando você descobre que está sendo hackeado por outra pessoa que invadiu seu jogo.

Essa é uma novidade brilhante exibida pela Ubisoft durante uma demonstração na maior feira de games do mundo.

Dois produtores, sentados um de costas para o outro, fizeram o papel de caça e caçador. Enquanto um jogava normalmente, o outro tentou invadir o celular do primeiro para adquirir pontos extras em sua campanha. No momento em que o demorado processo de hack começou, o produtor invadido iniciou a procura pelo suspeito que poderia estar em qualquer lugar próximo, disfarçado ou escondido.

Com o uso de câmeras de rua, ele descobriu o inimigo e uma caçada teve início. Se o culpado escapasse, receberia pontos (menos do que se não tivesse sido descoberto), mas se fosse pego e morto, a vítima do golpe receberia todo o prêmio.

A disputa acabou virando um corrida ao melhor estilo de "GTA" ou "Need for Speed: Most Wanted", com dois carros se batendo pelas ruas de Chicago, enquanto pedestres assustados tentavam pular das calçadas para se salvar.

Mas de maneira muito inteligente, o jogador invadido conseguiu levantar espinhos de proteção em uma das vias, hackeando o sistema da polícia. Com isso o segundo, que agora virou a caça, tentou fugir por uma viela, mas acabou levando um tiro pelas costas, cedendo seus pontos ao outro.

Todo esse processo durou aproximadamente dez minutos e impressionou a todos que estavam presentes na pequena sala da Ubisoft dedicada ao título. Quando perguntei a um dos produtores sobre como dois jogadores poderão se encontrar dessa maneira, só me respondeu que isso será possível a qualquer momento, desde que ambos ativem o sistema de multiplayer em suas respectivas configurações.

Outros detalhes como a interação entre adversários públicos (que não se conhecem), ou quais regiões do mundo poderiam se enfrentar, o produtor sorriu e pediu desculpas: "no momento só posso dizer que o modo multijogador estará funcionando em paralelo à campanha e mais detalhes só serão revelados no futuro".

Muito inovador

"Watch Dogs", anunciado na E3 do ano passado, apresentará uma trama futurista complexa, misturando aspectos tecnológicos, como invasão cibernética, e elementos de polícia e ladrão, presentes na série "GTA". Chicago foi recriada virtualmente, dando espaço para uma campanha de mundo aberto com diversas missões principais e paralelas, que poderão aprimorar o controle do jogador sobre cidade.

Um exemplo disso é a invasão nos prédios policiais chamados de "ctOS", que funcionam de forma parecida com os pontos de sincronização de "Assassin's Creed" ou as torres de controle de "Far Cry 3", todos títulos da Ubisoft. Ao invadi-los, o personagem ganha controle cibernético sobre a região, podendo hackear celulares e outros aparelhos.

"Watch Dogs" será lançado para PlayStation 3, Xbox 360, PC e Wii U no dia 19 de novembro e suas versões para Xbox One e PlayStation 4 ainda não possuem data definida.

VEJA O TRAILER DO JOGO COM LEGENDAS EM PORTUGUÊS

  •