Topo

Entrevista: "Metal Gear Solid V" terá ritmo de série de TV, diz Kojima

Rodrigo Guerra

Do UOL Jogos, em Los Angeles

14/06/2013 20h35

A série “Metal Gear Solid” é conhecida por seus longos discursos existenciais sobre guerra, governos, genes, memes... A lista se estende ao infinito. O jogador sabe o que esperar dos jogos de Hideo Kojima, seu criador. Mas segundo ele, em “Metal Gear Solid V: The Phantom Pain” a história será diferente.

Esse e outros assuntos foram discutidos durante uma mesa redonda com jornalistas americanos e brasileiros, UOL Jogos entre eles. Kojima explicou muitas de suas abordagens para “Metal Gear Solid V” e “Ground Zeroes”.

Acompanhe a conversa logo abaixo:

As infames cenas de corte

“Sei que muitos estão preocupados com a duração das cenas de corte de ‘MGS V’, mas como se trata de um jogo de mundo aberto, não existirão tantas cenas de corte. Poucos podem imaginar que ‘Metal Gear Solid 4’ é como um filme, dessa vez ‘MGS V’ será encarado como uma série de TV”, diz o diretor.

Ele comparou as missões do jogo com capítulos de uma série. “Em ‘MGS V’, as missões são como episódios e essas missões não são lineares. Elas se reúnem em para contar a história e proporcionar uma experiência completa”.

ASSISTA AO TRAILER DE "MGS: GROUND ZEROES"

  •  

Esclarecendo um mal entendido

Kojima sabe que existe muita confusão em torno de “Ground Zeroes” e “The Phantom Pain” – situação que ficou ainda mais enrolada com o trailer da GDC 2013. Ele deixou bem claro que ambos são jogos separados, mas intimamente ligados.

“’Metal Gear Solid V’ é a imagem completa de um quadro que inclui ‘Ground Zeroes’, por isso existem cenas dele no jogo. Em ‘The Phantom Pain’ temos uma área gigantesca, que inclui mudanças climáticas e ciclos de dia e noite”.

“Para preparar os fãs e os jogadores que passaram pelos games anteriores, fizemos um prólogo que tem quase tudo isso, mas em uma escala menor: esse é ‘Ground Zeroes’”.

“Embora ‘Ground Zeroes’ não tenha o ciclo de dia e noite – o jogo se passa apenas à noite – as pessoas podem se acostumar com o mundo aberto e mais tarde poderão entrar de cabeça em ‘The Phantom Pain’”, explica.

TRAILER EXTENDIDO DE "METAL GEAR SOLID V"; VEJA

  •  

Raça e vingança

Todo jogo da série “Metal Gear Solid” tem um ou mais temas centrais que são debatidos, como a honra e patriotismo em “Snake Eater”. Em “The Phantom Pain”, os temas centrais são raça e vingança, que parecem ser umtanto desconexos, mas que para Kojima têm mais em comum do que se imagina.

“Eu passei os últimos 25 anos escrevendo a história de ‘Metal Gear’ e todo jogo teve em sua raiz o tema anti-mísseis nucleares, mas cada jogo também carregou um tema particular. E usando ‘Peace Walker’ como exemplo, onde esse tema era a paz, conforme você avança no game queríamos mostrar que o jogador estava na verdade preso na guerra”.

“Dessa vez eu quero chegar ao ponto de explicar o motivo para essas batalhas e guerras estarem acontecendo. E ultimamente eu tenho sentido que raça é um ponto que une tudo isso. Alguém que tem uma língua, uma cultura, um hábito diferente do nosso pode ser o estopim para uma batalha. Por isso eu usei a música [da banda] Garbage no nosso último trailer,  porque também tem essa mensagem, além de retaliação e vingança, mostrando o pilar central para que as batalhas aconteçam”.

“Os temas de raça e vingança não são motivos pessoais. É sobre a fundação das pessoas como um grupo, dos motivos pelos ataques e retaliações. Isso é refletido na música do trailer. Não é sobre ser herói, se trata de ser atacado. Esse é o porquê do tema de ‘Metal Gear Solid V’”, discursou Kojima.