Topo

Shrek e Naruto aparecem em 'clone' chinês de "League of Legends"

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

20/06/2013 10h13

“Xing ling”. Uma expressão usada geralmente para classificar produtos chineses que, em muitos casos, são considerados de má qualidade e/ou piratas. E é exatamente isso o que vemos em “300 Heroes”, um jogo que copia descaradamente “League of Legends” e que é jogado por milhares de pessoas na China.

Mas “300 Heroes” não copia apenas o jogo da Riot Games e pega também centenas de personagens conhecidos como Wall-E da Dinsey, Shrek da DreamWorks, Naruto da Shueisha e até os passarinhos nervosos de “Angry Birds”, da Rovio.

Assim como “League of Legends”, os campeões de “300 Heroes” possuem poderes especiais, devem coletar recursos e comprar equipamentos para melhorar seus atributos e ganhar novas habilidades.

Porém, diferente do que o título sugere, o jogo não tem 300 heróis. Em uma de suas páginas de notícia a produtora ZQ Games diz que seus personagens são originais e apenas utiliza personagens conhecidos como fonte de inspiração. O campeão chamado “Chapéu de Palha”, por exemplo, é ‘inspirado’ em Luffy de “One Piece”, já o “Cicatriz” é a cara de Kakashi do anime “Naruto”.

Mas o que dizer de outros personagens? Laguna, por exemplo, não é exatamente original, pois sua arte e modelo de personagem lembram Kula, de “The King of Fighters”, já Chartlotte de “Samurai Shodown”, não teve nem mesmo o nome alterado, mostrando que a empresa não teme processos por infringir direitos autorais.

UOL Jogos tentou por diversas vezes testar o jogo, porém a latência alta e a barreira do idioma impediram um progresso significativo em “300 Heroes”. Além do tutorial, o game conta com modos de jogo contra a inteligência artificial e 14 jogadores divididos em 2 times.Após um curto período de testes beta, “300 Heroes” foi lançado 'oficialmente' em novembro de 2012. O jogo é exclusivo para o mercado chinês e não tem previsão de lançamento em outras regiões.

VEJA TRECHO DE UMA PARTIDA DE "300 HEROES"

  •