Conheça "Dota 2", o jogo que desafia "League of Legends"
Foram vários anos de desenvolvimento, dois deles em fase de testes, mas enfim a Valve decidiu liberar "Dota 2" para todos os usuários do Steam.
O jogo que já era adorado pelos fãs desde a época em que ainda era apenas uma modificação de "Warcraft III" ficou mais estável, mais estratégico e encontrou sua própria identidade.
Mas do que se trata esse jogo que todo mundo está falando? Bem, "Dota 2" é um jogo de estratégia do estilo 'Multiplayer Online Battle Arena', ou MOBA para os iniciados. É o mesmo gênero de "League of Legends", lançado no Brasil em 2012 e que hoje é um dos games mais populares do mundo.
Ambos disputam a atenção dos jogadores, sejam eles casuais, devotados ou até mesmo profissionais. Os dois se esforçam para manter o equilíbrio entre personagens e 'meta jogo'. Mas existem características que os distanciam e os tornam bem diferentes e são essas as diferenças que vamos mostrar logo abaixo.
Não esqueça de deixar sua opinião na área de comentários, dizendo qual dos dois jogos você prefere.
A tela inicial do "Dota 2" é bem organizada e mostra sua lista de amigos do Steam. Uma das coisas mais bacanas é que o jogo dá destaque para os guias da comunidade e permite que você faça partidas em qualquer região do mundo. Dentro do jogo a interface é bonita, mas ocupa muito espaço (cerca de 25% do seu monitor), o que pode atrapalhar um pouco. Outra coisa que incomoda é a quantidade absurda de itens para os heróis. São tantas opções e tudo está tão mal-organizado que acaba dificultando quem não está acostumado com o jogo. | A tela inicial de "League of Legends" vai direto ao ponto com um botão "Jogar" bem grande e visível. Porém para comprar personagens e skins é necessário ter uma calculadora, pois você nunca sabe realmente quanto os itens custam em Reais (eles são mostrados em Riot Points). Dentro do jogo tudo é personalizável, você pode deixar a interface maior ou menor, pode alterar para o modo daltônico e outras facilidades. A loja de melhorias dos personagens possui menos itens do que em "Dota 2" e as descrições são sucintas e diretas. |
"Dota 2" tem um tutorial que vai do básico ao avançado, que o deixa pronto para uma batalha normal. Entretanto, o jogo é incrivelmente complexo e existem coisas que você só vai aprender depois de centenas de partidas, como impedir que o adversário ganhe experiência, por exemplo. | Em comparação com "Dota 2", "LoL" é um parque de diversões. O jogo da Riot é mais fácil de aprender, com menos estatísticas e subsistemas. Para jogar como um profissional você vai precisar se dedicar bastante, porém nada será tão profundo quanto na concorrência. |
O game da Valve é direto ao ponto: só existe uma opção de jogo e mapa. São cinco contra cinco em um mapa com 3 rotas – e que é nada mais do que uma atualização do cenário do primeiro "Dota". A única coisa que você pode escolher é se quer jogar contra humanos ou contra bots. | Aqui existe mais variedade. Além do mapa de cinco contra cinco em três rotas, existem outras 3 variações de mapas e estilos de jogo. Você pode jogar em uma variação onde o mapa é para 6 jogadores (3 x 3) ou em um modo onde os heróis são escolhidos aleatoriamente. |
"Dota 2" tem camadas de complexidade que o tornam único. Nele os jogadores precisam ficar de olho e "negar" o último ataque adversário nos monstros e torres - deixando os rivais com menos dinheiro e experiência. "Dota 2" tem muitos sistemas escondidos e para dominá-los é necessário muita prática e acompanhar a comunidade de perto. | Tudo o que você precisa saber no início de "League of Legends" é que dar o último golpe nos monstros é bom e que matar adversários é melhor ainda. Ao lado de "Dota 2", "League of Legends" é um passeio no parque. Existem menos subsistemas e mecânicas para se preocupar. |
ASSISTA AO TRAILER DE "DOTA 2"
Em tese, "Dota 2" é localizado para o português do Brasil, porém existem diversos textos ainda não traduzidos, inclusive nos tutoriais, um ponto de partida para muitos iniciantes. Outra coisa que falta é a dublagem dos personagens – um dos principais atrativos de "League of Legends". | São centenas de itens, mais de 100 personagens e tudo está localizado para o português do Brasil, inclusive as vozes. Esse trabalho de localização é acompanhado de perto pela Riot do Brasil, que consegue aproximar alguns personagens da nossa cultura. |
"Dota 2" é mais bonito e ponto final. Não há discussão quanto a isso. Os detalhes do mapa são surpreendentes e refletem cada lado de cada equipe. No lado dos Iluminados a floresta é verde, transpira vida. Já no campo dos Temidos tudo é morto e escuro. Se existe um 'se não' são alguns modelos de personagens, que parecem ter vindo diretamente de "Warcraft III". | Para um jogo que tem 3 anos e meio, "League of Legends" está bem enxuto, porém mostra os sinais de idade. Tanto que alguns personagens antigos estão sendo refeitos para se adequar à atual identidade visual do game. Além de personagens datados, a interface do jogador poderia ser mais moderna e direta, sem falar que o mapa Summorner's Rift, o principal do game, poderia ganhar uma remodelação para ficar mais vívido. |
A história por trás de "Dota 2" é forte – a vida de um ancestral está em jogo aqui - e os personagens são muito sérios, muito carrancudos e são basicamente orcs feiticeiros, guerreiros destemidos ou esqueletos arqueiros. Tudo bem que isso se encaixa no contexto do jogo, porém a impressão é que o mundo de "Dota 2" é muito "preto-e-branco". Os heróis poderiam ser mais carismáticos, variados e extrovertidos. | Em "LoL" você encontra uma sombra assustadora, mas também tem uma bruxinha bonitinha com uma fada a tira colo. Tem também um ninja obscuro (um não, vários), e uma pistoleira do velho-oeste vestindo minissaia. A variedade de personagens é notável no jogo da Riot, mas não só isso: cada personagem tem uma característica única. Alguns são mais sérios, outros são literalmente palhaços de circo. É justamente isso que torna "LoL" popular entre os jogadores casuais. |
Aqui o papo é sério. Tanto "Dota 2" quanto "League of Legends" possuem problemas sistemáticos em suas comunidades e cada jogo possui uma ferramenta para lidar com os 'jogadores tóxicos'. Em "Dota 2" falta um controle mais rígido contra usuários que usam palavras ofensivas ou que deixam o jogo no meio de uma partida – hábitos que estragam a experiência de todos. A Valve deve trabalhar melhor nisso o mais rápido possível. | O comportamento de jogadores sem espírito esportivo também está presente em "League of Legends", mas é notável que a Riot Games está empenhada em reduzir o mal comportamento de seus usuários. A empresa adota sistemas que punem jogadores que deixam as partidas pela metade, que usam palavras de baixo calão durante o jogo e por aí vai. O melhor é que jogadores podem participar disso tanto reportando quem tem um mau hábito, quanto participando de um tribunal que julga os casos recorrentes. |
ASSISTA AO TRAILER DE "LEAGUE OF LEGENDS"
- 9997
- view
- pos
- {pos_view: UOLLib.Custom.Enquete.pos_view, pos_markup: UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup, pos_markup_vote : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_vote, pos_markup_view : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_view }
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.