Topo

Xbox One chegará ao Brasil sem comandos de voz em português

Felipe Fonseca

do Gamehall

30/08/2013 10h02Atualizada em 30/08/2013 16h08

Atualização: Em declaração oficial, a Microsoft informou que o Xbox One terá a opção de comandos de voz em 10 dos 13 mercados onde será lançado em novembro. Entre os idiomas que o console reconhecerá estará o português. Porém, o comando "Xbox On", utilizado para ligar o aparelho, só funcionará nos países EUA, Reino Unido, Canadá, França e Alemanha. Esse comando será inserido nas demais regiões em um momento futuro.

O Xbox One chegará às lojas do Brasil em novembro, e já está em pré-venda há algum tempo pelo preço de R$ 2199. Porém, parece que o console chegará por aqui sem algumas de suas funcionalidades.

Se você ler as letras miúdas na página oficial do Xbox One, encontrará o seguinte trecho, quase no rodapé da página: "Os comandos de voz do Xbox One não estarão disponíveis em todos os mercados na data de lançamento do produto. Comandos de voz estarão disponíveis no lançamento nos EUA, Reino Unido, Canadá, França e Alemanha".

Ou seja, o Brasil não está na lista.

Sem informações

PARTE DO PACOTE

  • Divulgação

    Em agosto, a Microsoft informou que o uso do Kinect não seria mais obrigatório no Xbox One. Em todo caso, os comandos de voz e gestos são uma das principais ferramentas de marketing do console. Tanto que esse atraso anunciado para 8 países justifica-se porque seria reprovável lançar um produto sem todas as suas funcionalidades disponíveis.

Aqui, vale uma recapitulação: No dia 14 de agosto, a Microsoft revelou que o Xbox One sofrerá um atraso em 8 países da Europa, e será lançado somente em 2014. Na ocasião, a Microsoft declarou em comunicado oficial:

"Embora quiséssemos poder lançar o Xbox One simultaneamente nesses mercados, há muitos fatores que determinam o momento de lançamento para mercados específicos. Isso inclui trabalhar para localizar a navegação do Xbox One, incorporar voz e idiomas adicionais, e construir parcerias para levar aplicativos e conteúdo local significativo para cada país."

Porém, na época desse anúncio, o Brasil fazia parte da lista de 13 países confirmados para receber o Xbox One em novembro (e continua fazendo). Procurada por UOL Jogos, a Microsoft disse que "não tem informações locais para dividir".

A dúvida que fica é se teremos por aqui um lançamento "incompleto", com o console reconhecendo apenas comandos de voz em inglês, por exemplo, e não em português, como deveria ser. Também fica a questão de quanto tempo levará para o recurso ser localizado para nosso idioma.

ASSISTA AO 'UNBOXING' OFICIAL DO XBOX ONE

  •