Topo

Xbox One pode ganhar retrocompatibilidade através da nuvem, diz Microsoft

Do UOL, em São Paulo

05/09/2013 18h35

O Xbox One pode ganhar suporte aos jogos do Xbox 360 no futuro, através do processamento em nuvem da Microsoft. A informação veio de Albert Penello, diretor de produto do Xbox, em entrevista ao site Gamespot.

Segundo o executivo, através do sistema Azure - nome dos servidores em nuvem da Microsoft - o novo console poderá, um dia, rodar jogos do Xbox 360 e também do Xbox original.

"Essa é uma das coisas que faz com que a nuvem seja ao mesmo tempo interessante e difícil de descrever", comentou o diretor. "É um pouco difícil definir o que a nuvem pode fazer. Quando você diz para um cliente, nós queremos o Xbox conectado, nós queremos que os desenvolvedores saibam que a nuvem está ali".

"Usando nossos servidores na nuvem Azure, algumas vezes fazemos coisas simples simples como processar vozes. Podem ser coisas mais complicadas como oferecer jogos completos como um Gaikai [serviço de nuvem da Sony] e entregar isso na caixa. Nós só temos que descobrir como, com o tempo, quanto que isso custa para entregar, quão boa é a experiência".

Vale observar, Penello não deu uma previsão de quando esse conceito pode se tornar realidade - nem maiores detalhes, como por exemplo, se será preciso possuir o disco original para jogar ou se será necessário comprar o game por download.

Retrocompatibilidade

Uma das decisões mais difíceis na hora de comprar um videogame novo é se desfazer ou não do console anterior - e claro, de seus jogos. Enquanto os consoles mais recentes da Nintendo oferecem retrocompatibilidade (você roda jogos de Game Cube no Wii e do Wii no atual Wii U, por exemplo), os novos consoles da Sony e Microsoft deixam a questão para possíveis futuras atualizações através dos serviços de processamento em nuvem Gaikai (Sony) e Azure (Microsoft).

Na geração atual, o Xbox 360 possui suporte para uma lista bem limitada de jogos do Xbox original. Já o primeiro modelo do PlayStation 3 rodava jogos de PlayStation 2, mas a função foi descartada posteriormente para reduzir custos do aparelho. Atualmente, para curtir alguns títulos antigos, só comprando as versões digitais na linha PS2 Classics via PS Store.

ASSISTA AO 'UNBOXING' OFICIAL DO XBOX ONE

  •