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Bancos brasileiros impedem compras em lojas online do PS3 e Xbox 360

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

16/09/2013 17h25

Desde a semana passada uma nova regulamentação bancária impede que cartões de crédito internacionais dos bancos Bradesco, Itaú e Santander efetuem operações em lojas online que apresentam preços em R$ mas cobram em US$ - caso das lojas PlayStation Store e Mercado Xbox Live, dos consoles da família PlayStation e do Xbox 360, respectivamente.

O objetivo da medida é evitar transtornos com clientes que recebem diferenças significativas em suas faturas de cartão de crédito, ainda mais em tempos de dólar em alta constante.

Serviços de jogos online que são monetizados no Brasil, como a plataforma Steam, não serão afetados, pois nesses casos o preço cobrado é o mesmo valor exibido em Reais.

Procurada por UOL Jogos, a Microsoft emitiu o seguinte comunicado:

"Recentemente, alguns bancos podem ter modificado a regra que determina como transações internacionais são processadas no site da Microsoft e em outros sites operados por empresas internacionais. Por causa disso, as transações realizadas com a Microsoft podem estar sujeitas à taxas bancárias, impostos adicionais ou serem recusadas. A empresa lamenta por qualquer inconveniência causada por essa mudança que alguns bancos implementaram. Estamos trabalhando ativamente para assegurar que nosso cliente continue a desfrutar dos produtos e serviços da Microsoft com o seu método de pagamento preferido. A empresa agradece a compreensão enquanto busca opções adicionais para resolver esse assunto".

Ao que parece, a Microsoft está procurando maneiras de resolver a situação para que os usuários do Xbox 360 continuem utilizando seus cartões de crédito para comprar jogos e outros conteúdos na loja online do console.

A solução mais óbvia seria passar a cobrar pelos produtos em R$, mas a operação não é tão simples quanto parece, pois envolve investimentos em equipamento, rede e pessoal. A alternativa é exibir os preços em US$ e deixar claro para o cliente que o valor faturado poderá oscilar com a variação cambial.

Enquanto isso, na Sony...

Na semana passada a Sony enviou um comunicado aos usuários da PS Store brasileira informando que por conta dessa nova regulamentação algumas operações poderão ser recusadas pelos bancos e isso vai impedir a compra de jogos ou outros conteúdos.

Veja o comunicado enviado pela Sony aos "fãs de PlayStation":

"Caro fã de PlayStation,

Queremos alertá-lo sobre mudanças importantes nas transações da PlayStation Store ("PS Store") de acordo com uma nova regulamentação no Brasil. Efetivo 13 de setembro de 2013, alguns bancos brasileiros já não permitirão aos consumidores comprar em reais de comerciantes internacionais, incluindo a PS Store.

Um cartão de crédito internacional ainda é necessário para compras na PS Store. Cada vez que você adiciona dinheiro a sua conta com um cartão de crédito internacional, o seu banco de emissão pode impor taxas adicionais que podem incluir flutuações cambiais e impostos em operações de câmbio internacionais ou pode rejeitar a transação e poderá receber uma mensagem de "falha de transação".

Queremos que estejam plenamente informados sobre essas mudanças antes de fazer transações na PS Store. Se você tiver dúvidas, entre em contato com a equipe de Suporte ao Cliente PlayStation em 4003 SONY (7669) (para capitais e regiões metropolitans) ou 0800 880 SONY (7669) (para as demais localidades).

Agradecemos por seu apoio contínuo".

A empresa não sinalizou nenhuma mudança em seus planos para, por exemplo, cobrar em R$ e permitir que os usuários brasileiros não passem por esse transtorno.

PS BLOG BRASILEIRO

  • Reprodução

    Junto com a PSN e a PS Store, em 2011 estreou no Brasil o PlayStation Blog nacional. O site oficial traduzia conteúdo do blog norte-americano e publicava também algumas matérias feitas pela equipe brasileira. O PS Blog está parado desde o dia 30 de agosto, mas segundo a Sony, não foi desativado. "Em breve o blog voltará com novidades", informou a Sony ao UOL Jogos.

Ficou a impressão de que o acesso ao conteúdo oferecido pela PS Store é um problema do usuário, que deve procurar um cartão de crédito compatível com o serviço.

A loja online do PlayStation estreou no país junto com a rede PlayStation Network, em julho de 2011 e funciona como um espelho da matriz norte-americana, exceto pelos preços, que são definidos para o mercado brasileiro e por oferecer um catálogo reduzido de títulos para os usuários. Serviços adicionais, como a PlayStation Plus, até hoje não estão disponíveis na PSN brasileira.

UOL Jogos entrou em contato com a Sony, mas até o momento da publicação desta notícia não obteve resposta.