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Com futebol e folclore nacional, Square Enix investe em jogos brasileiros

Do UOL, em São Paulo

29/10/2013 18h04

A parceria da Square Enix com desenvolvedores brasileiros, iniciada em 2012, começa a mostrar sinais de vida: os estúdios Ilusis Interactive Graphics, de Belo Horizonte (MG) e Hoplon, de Florianópolis (SC) estão trabalhando juntos com a publisher japonesa em games voltados para o mercado latino-americano.

O jogo da Ilusis, que atende pelo nome provisório de "Project Trivella", apela para a maior paixão do brasileiro (e de nossos 'hermanos'): o futebol. É um game para tablets e celulares, ainda sem plataformas específicas definidas. Será gratuito e pretende oferecer uma experiência diferente de outros jogos do gênero.

"O 'Project Trivella' não é um jogo de futebol padrão", explicou Rodrigo Mamão, CEO da Ilusis ao UOL Jogos. "Você não controla o time todo, nem realiza jogadas em tempo real. Mas também não é um 'fantasy' ou um jogo de gerenciamento de time".

SQUARE ENIX NO CONE SUL

Além das brasileiras Ilusis e Hoplon, a Square Enix já firmou parcerias com outros estúdios latino-americanos: os argentinos ZupCat e Okan e o colombiano Brainz estão trabalhando em projetos de jogos mobile para a publisher nipônica.

O que é, então, o "Trivella"? "Aqui, você vai gerenciar a carreira do seu jogador e durante as partidas vai tomar decisões como posicionamento, definir algumas jogadas e coisas do tipo, escolhendo entre 'QTEs', aqueles botões de ação contextual que aparecerão na tela", explicou o executivo.

O game terá alguns elementos de RPG e outros de 'harvesting': você começará a carreira jogando num campinho de várzea, mas conforme evoluir, vai ganhar itens melhores e ficar mais habilidoso. Você terá seu próprio centro de treinamento, que também poderá ser aprimorado.

"Trivella" terá suporte para partidas multiplayer. A Ilusis planeja oferecer partidas para até 10 x 10 jogadores, deixando apenas o goleiro aos cuidados da Inteligência Artificial.

Parceria com a Square Enix

Embora a Square Enix estivesse procurando por um jogo de futebol para o mercado brasileiro, o conceito do "Trivella" veio da mineira Ilusis. Para o estúdio, a parceria com a publisher japonesa permitiu uma grande troca de informações, tanto em aspectos técnicos quanto no que se refere a monetizar o game, problema comum para muitos produtores brasileiros.

A expectativa da Ilusis é lançar "Project Trivella" em 2014. Se o game tiver uma boa performance no Brasil e na América Latina, a Square Enix poderá publicar o jogo em outros mercados, como Europa e Japão, por exemplo.

RPG tático à brasileira

Se um jogo de futebol com a marca Square Enix parece um tanto inusitado, o game da Hoplon - a mesma de "Taikodom" e "Heavy Metal Machines" - soa mais familiar ao catálogo da casa de "Final Fantasy". Com o título provisório de "Project Amerika", o game será um RPG tático com temática latino-americana.

Em "Amerika", você tem a missão de estabelecer a paz entre os povos do continente. As civilizações do jogo, as construções e inimigos são inspirados em fatos históricos e mitos da América Latina. Claro, tudo será desenvolvido com uma nova interpretação e, segundo a produtora, um estilo de arte cativante.

"Project Amerika" também está previsto para chegar aos tablets e celulares em 2014.