Topo

John Carmack deixa id Software para trabalhar exclusivamente na Oculus VR

do Gamehall

22/11/2013 20h23

John Carmack, um dos fundadores da id Software, pediu demissão da empresa para se concentrar exclusivamente na sua função dentro da Oculus VR, criadora do Oculus Rift. A notícia foi dada por meio de um comunicado emitido pela Bethesda Softworks em conjunto com a id Software.

"John Carmack, que ficou mais interessado de se concentrar em coisas distintas do desenvolvimento de games na id, pediu demissão do estúdio. O trabalho dele na id Tech 5 e na tecnologia para o atual trabalho com desenvolvimento na id está completo e sua saída não vai afetar nos projetos do momento. Nós temos sorte de ter um grupo brilhante de programadores que trabalharam com John e vão dar sequência à tradição da id de fazer grandes jogos com tecnologia avançada. Como colegas de John por muitos anos, nos o desejamos sorte", diz o comunicado, assinado por Tim Willits, diretor de estúdio da id Software.

Carmack se manifestou via Twitter e declarou que ele queria continuar como um consultor técnico para a id, mas isso não funcionou. "Foi provavelmente para o melhor, já que dividir a concentração é desafiador", comentou.

No início de 2013, Carmack passou a trabalhar diretamente com a Oculus VR, o que gerou comentários de Pete Hines, vice presidente de relações públicas e marketing da Bethesda, a respeito da dupla função: "a liderança técnica que ele providencia a jogos em desenvolvimento na id Software não é afetada".

VEJA UMA DEMONSTRAÇÃO DO OCULUS RIFT

  •  

Segundo fundador a deixar estúdio em 2013

Antes de Carmack, o presidente e CEO da id Software, Todd Hollenshead, havia deixado a empresa após 17 anos na empresa.

John Carmack foi o co-criador de "Wolfenstein 3D", "Doom" e "Quake", trabalhando como programador na id durante o desenvolvimento destes e outros títulos. O estúdio trabalha atualmente com "Doom 4", que está em produção desde 2008.