Topo

UOL Jogos Mobile: "Flick Kick Football" brilha entre estreias gratuitas

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

22/11/2013 16h00

E chega o dia de mais uma leva de lançamentos mobile - desta vez com uma série de novos aplicativos gratuitos em destaque. Fãs da popular série "Flick Kick" tem o mais complexo capítulo da saga para experimentar, enquanto os adoradores de Katniss podem testar o novo game inspirado por "Jogos Vorazes".

Saiba abaixo quais dos últimos lançamentos merecem ou não um download no seu celular ou tablet:

FLICK KICK FOOTBALL LEGENDS

Produtora: PikPok • Em português? Sim
Disponível para: iOS (grátis) • Android (grátis)

Um time formado por lendas tão poderosas que um chute vitorioso acabou tirando a vida de seu técnico. Esse é o grupo controlado pelos jogadores de "Flick Kick Football Legends", que debuta gratuitamente para dispositivos mobile com uma versão expandida da proposta do "Flick Kick Football" original.

Ao invés de apenas marcar gols e participar de alguns minigames, os fãs do novo game devem participar de verdadeiras partidas de futebol em turnos. Com simples deslizadas dos dedos, é possível não só dar o bote final como também roubar a bola dos adversários e passá-la para os companheiros mais adiantados.

O aspecto mais legal de "Football Legends" é o de administração do time. Cada jogador ganha experiência de acordo com suas ações em campo, e estes podem ser substituídos livremente.

TRAILER APRESENTA "FLICK KICK FOOTBALL LEGENDS"

  •  

THE HUNGER GAMES: CATCHING FIRE - PANEM RUN

Produtora: Reliance Games • Em português? Não
Disponível para: iOS (grátis) • Android (grátis)

Enquanto o segundo longa-metragem inspirado pela série de livros "Jogos Vorazes" faz sucesso nos cinemas, o mesmo não pode ser dito de sua adaptação para dispositivos mobile. Muito decepcionante, "Panem Run" não passa de um clone baratíssimo de "Temple Run" - que, aliás, também já passou do prazo de validade.

Percorrendo cenários dos vários distritos que na série são reprimidos pelo Capitol, o jogador deve marcar pontos coletando itens e disparando flechas. Todas as ações são tomadas com o deslizar do telo pela tela sensível ao toque, exatamente como em sua obra inspiradora.

Há a possibilidade de juntar-se a um distrito e enviar seus pontos para melhorar o posicionamento deste em um ranking, mas o jogo é tão tosco que é difícil de imaginar que alguém se importaria com isso.

LETRIS 3: O JOGO DE PALAVRAS

Produtora: Ivanovich Games • Em português? Sim
Disponível para: iOS (grátis)

Com um título que é uma brincadeira com as palavras "Tetris" e "letras", "Letris 3" não faz questão de esconder seu propósito. Nele, peças identificadas por letras caem do topo da tela, e cabe aos usuários a tarefa de fazer combinações com elas com o intuito de eliminá-las do campo de jogo.

A proposta do game é boa, mas a interface não convence. Por mais que "Letris 3" ofereça uma grande variedade de modos, mesmo a sua opção mais básica confunde. Curiosamente, a impressão que o posicionamento das letras passa é a de que o jogo não quer facilitar a vida de jogadores que escolhem dicionários que não são o do inglês.

Um agravante: o jogo é vendido como sendo em português na AppStore brasileira, sem nunca especificar que esse português é o de Portugal, e não o brasileiro. Em um game assim, faz diferença.

STEVE JACKSON'S SORCERY!

Produtora: inkle • Em português? Não
Disponível para: iOS (US$ 4,99 por capítulo)

Antes um gamebook, o clássico de Steve Jackson "Sorcery!" transformou-se em uma experiência digital nas mãos do estúdio inkle. Trata-se de uma experiência pouco convencional, com eventos contados exclusivamente através de textos e gráficos simples desenhados à mão.

No papel de um aventureiro ou de uma aventureira, os jogadores saem da segurança das muralhas de sua cidade rumo a um mundo infestado por monstros e perigos desconhecidos. Sua missão? Coletar uma poderosa coroa que foi usurpada.

Como o game não oferece uma opção em português, ele só pode ser aproveitado por aqueles que entendem o inglês. Mas é fácil afirmar que os que se encaixam na categoria se divertirão. O título tem uma narrativa muito envolvente, uma aparência bastante agradável e um sistema de escolhas que realmente impacta o rumo da trama. Ele é vendido em quatro capítulos separados - dos quais dois já estão disponíveis na data da publicação desta coluna.

ASSISTA AO TRAILER DE "STEVE JACKSON'S SORCERY! 2"

  •