Topo

Amigos do Facebook são meta de caça ao tesouro no brasileiro "Missing Link"

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

06/12/2013 17h00

"Missing Link" não é um jogo comum. Ao invés de apresentar uma aventura em um mundo desconhecido, ou então desafiar os jogadores com árduos quebra-cabeças, ele transforma os amigos dos usuários no Facebook nos objetivos de uma estranha caça ao tesouro.

Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Fanatee, o game foi lançado no início de dezembro como um download gratuito para dispositivos iOS. Ele é descrito pelos seus criadores como o primeiro de seu gênero no mundo - um 'NPG' ('network playing game').

A experiência funciona assim: ao iniciar uma partida, o jogador é automaticamente pareado com um desconhecido com o qual ele tem um amigo em comum na rede social, que está oculto. Trocando perguntas entre si, os dois devem - sem nunca revelar seus próprios nomes - descobrir a identidade do 'elo perdido' entre eles.

  • As identidades dos três envolvidos são reveladas no final de uma partida

Algo diferente

"Queríamos criar algo que ainda não tinha sido feito", explica ao UOL Jogos Anthony Eigier, sócio-diretor da Fanatee, ao ser questionado sobre a origem da ideia por trás do game. "Com isso em mente, decidimos analisar o mercado, e percebemos que com a evolução das redes sociais, existia um espaço para jogos com conceitos novos, que não somente usam sua rede de amigos. No 'Missing Link', a sua rede de amigos é o jogo".

Resultado de um projeto que envolveu 15 pessoas, o game busca motivar os usuários a continuarem jogando pelo fator mistério. Como "Missing Link" está disponível em três idiomas - português, espanhol e inglês -, existe até mesmo a possibilidade de duas pessoas que não falam o mesmo idioma serem pareadas. E a Fanatee tem orgulho disso.

"Faz parte do jogo, e o idioma que a pessoa está falando pode ser uma pista do amigo em comum", afirma Anthony. "A maior parte dos amigos do seu amigo vão falar um único idioma, mas quer algo mais legal que chegar em casa e falar que conversou com e virou amigo de alguém do outro lado do mundo?".

Possibilidades

No período de quase uma semana em que testei "Missing Link", consegui concluir apenas uma partida, enquanto outras três acabaram abandonadas por meus parceiros. Isso evoca o questionamento óbvio: e se eu não conseguir achar alguém para jogar comigo?

Anthony explica: "Um usuário do Facebook tem em média 500 amigos, e cada amigo dele tem 500 amigos, então temos 250 mil potenciais parceiros para cada pessoa - na verdade menos, porque é preciso tirar as pessoas duplicadas".

Revelando que a Fanatee tem uma estratégia de expansão do público do jogo que o ajudará a se manter, bem, jogável, o executivo diz: "Agora, no começo, esse problema [de não achar parceiros] é um pouco maior, pois a base ainda é pequena. Mas nos próximos dias acreditamos que as pessoas não vão ter problemas para encontrar companheiros".